Ficou esta quarta-feira confirmada a subida do Entroncamento AC à 1ª divisão da A.F. Santarém já na próxima época. A decisão foi tomada esta quarta-feira por videoconferência entre os presidentes dos vários órgãos da AFS, após consulta aos clubes envolvidos. A equipa do Entroncamento ascende ao primeiro escalão do futebol distrital na qualidade de segunda melhor classificada, acompanhado assim o Alcanenense e o GD Pontével, líderes das duas séries.

Segundo pode ler-se no comunicado da A.F. Santarém, o surto motivado pelo COVID-19 impôs de forma imprevista a suspensão dos campeonatos, levando ao seu encerramento, pelo que “pretendendo promover a pré-epoca e época 2020/21, tendo em vista os Campeonatos Distritais, procurando responder à necessidade absoluta de esclarecer e divulgar aos associados da AFS, das decisões tomadas pela Direção da AFS de depois também de uma reflexão em que participaram todos os clubes”, foram divulgadas as decisões alusivas às subidas e descidas de divisão nos campeonatos séniores e de formação.

Para o Entroncamento AC este é o concretizar de um objetivo já assumido pelos seus dirigentes, o de ascender ao principal escalão distrital logo na primeira época do clube e após uma ausência de quase uma década de futebol sénior na cidade, tendo conseguindo atrair bastante público aos jogos no Complexo Desportivo do Bonito. Aquando da interrupção, o EAC encontrava-se na segunda posição da classificação da Série A da 2ª divisão da AFS, a quatro pontos do líder Alcanenense, embora com menos uma partida disputada e ainda invicto.

O clube já reagiu nas redes sociais, anunciando a subida e agradecendo aos sócios e simpatizantes. “Obrigado a todos quantos acreditaram, nos apoiaram e nunca desistiram de nós!! Esta página bonita do clube no seu 1o ano de vida também terá o vosso nome escrito!!!”, pode ler-se.

Com as subidas de Entroncamento AC, Alcanenense e Pontével e a já confirmada promoção do U. Almeirim ao Campeonato de Portugal, a 1ª divisão passará excepcionalmente a contar com 18 equipas em 2020/21, estando previsto o regresso ao formato de 16 participantes logo na época seguinte.

João Lopes

O músico do Entroncamento Sérgio, mais conhecido por “Amarelo”, compôs e interpreta o Hino oficial do EAC, que divulgamos.

Para que fique na memoria futura o 1º dia do EAC na 1ª Divisão Distrital …Gratidão profunda aos nossos patrocinadores , sócios e simpatizantes ??DEDICADO A TODOS VÓS UM IMENSO OBRIGADO ??

Publicado por Entroncamento Atlético Clube em Quinta-feira, 21 de maio de 2020