O IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) colocou mais de 50 concelhos de oito distritos em perigo máximo de incêndio esta segunda feira devido ao tempo quente. Na prática, quase todo o continente está sob aviso laranja.
O distrito de Santarém está em perigo máximo de incêndio com quase todos os concelhos do Médio Tejo na lista. Abrantes, Constância, Vila Nova da Barquinha, Sardoal, Mação, Tomar, Vila de Rei, Ferreira do Zêzere e Sertã estão no vermelho, ao passo que Entroncamento, Torres Novas e Alcanena estão em rico elevado. Chamusca também está em risco máximo de incêndio e Golegã em moderado.
Isto deve-se às previsões de temperaturas muito elevadas. A temperatura máxima mais elevada prevista para esta segunda-feira será alcançada em Évora e Santarém, com 42 graus Celsius. O perigo de incêndio vai manter-se, segundo o IPMA, pelo menos até sexta feira.
As noites também serão muito quentes, com temperaturas que podem chegar aos 27 graus, o que significa que a noite não será suficiente para arrefecer as habitações e territórios.
Dadas as temperaturas previstas, a saúde pública é uma das maiores preocupações. Deve evitar a exposição ao sol, beber água mesmo sem ter sede, procurar sombras e usar roupas leves mas que cubram o corpo.
Para o Entroncamento, o IPMA prevê máximas de 41 graus para hoje, 42 para terça feira e 41 para quarta feira.
RA