Foto Ana Ludovino

Face às manifestas preocupações das autoridades com a saúde pública e crescentes restrições de deslocações regionais, e tendo nomeadamente em conta:

– O Despacho n.º 2836-A/2020 dos Gabinetes das Ministras da Modernização do Estado e da Administração Pública, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Saúde, no âmbito da prevenção e controlo de infeção por COVID-19, de 2/3/2020;

PUB

– A Informação n.º 006/2020 da Direção Geral da Saúde sobre COVID-19 com recomendações para eventos públicos e eventos de massas, de 28/02/2020;

– O Plano de Contingência do LNEC aprovado no dia 9/3/2020;

– O Plano de Contingência do Município de Vila Nova da Barquinha aprovado no dia 9/3/2020;

– Os contactos havidos com a Secretaria de Estado do Ambiente, o Fundo Ambiental, a CIM do Médio Tejo e a Câmara de Vila Nova da Barquinha, entidade de acolhimento do evento;

 

Informamos que a primeira semana do ProAguas – Região de Lisboa e Vale do Tejo, previamente programada para 17 a 20 de março próximo será adiada.

Assim, as datas passarão a ser:

– 1ª semana: 21 a 24 de abril;

– 2ª semana: 19 a 22 de maio;

– 3ª semana: 30 de junho a 3 de julho.

 


Barquinha acolhe curso de gestão de serviços de águas

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil vai realizar a terceira edição do ProAguas – Programa Avançado de Gestão de Serviços de Águas, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, entre 17 de março e 22 de maio de 2020.

Portugal tem vindo a dar uma atenção crescente ao abastecimento de água e à gestão de águas residuais e pluviais, serviços públicos essenciais para o desenvolvimento social e económico do País, para a sustentabilidade ambiental e para a saúde pública.

Para a melhoria da sua eficácia e da sua eficiência, as entidades gestoras devem procurar adotar modelos de governança e de gestão adequados, sendo a capacitação dos recursos humanos uma componente especialmente relevante.

O atual incentivo à agregação dos municípios na gestão dos serviços de águas em baixa vem implicar ainda mais um reforço da capacitação dos recursos humanos, tema aliás sempre importante face à complexidade destes serviços, aos crescentes desafios que têm que enfrentar e à continuada evolução tecnológica.

É assim do interesse nacional que os principais agentes do setor trabalhem em parceria para conseguirem uma oferta de formação e capacitação adequada no setor, sempre atualizada e com uma visão centrada nos grandes desafios ainda por resolver.

O ProAguas é promovido pelo Ministério do Ambiente e Transição Energética, com financiamento do Fundo Ambiental, e realizado pelo LNEC, através do Lisbon International Centre for Water (LIS-Water). Tem ainda a participação da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH) e da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), bem como o apoio da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.

O ProAguas destina-se essencialmente a decisores políticos, dirigentes e quadros com responsabilidades na gestão dos serviços de águas, de entidades municipais, estatais e privadas, sem esquecer os municípios de pequena e média dimensão.

Se houver disponibilidade de vagas podem, no entanto, participar outros profissionais interessados.

Oferecem uma programação com um total de 48 módulos, com formadores de referência e integrando as melhores experiências.

O curso de formação terá a duração total de 72 horas, sendo realizado nas semanas de 17 a 20 de março, 21 a 24 de abril e de 19 a 22 de maio de 2020.

Para mais informações, os interessados deverão contactar o email li-water.proaguas@lnec.pt ou o telefone 218 443 428.

 

PUB