Comboio especial da Festa das Vindimas do Douro circula a 20 e 27 de setembro

Paisagem, tradição, cultura e gastronomia unem-se para celebrar a alma duriense na Festa das Vindimas do Douro 2025. Este programa turístico da CP-Comboios de Portugal está de regresso, para proporcionar aos participantes uma experiência imersiva e sensorial única, que inclui uma viagem de comboio, a participação na colheita das uvas e um almoço típico numa quinta da região.

PUB

Este ano, o comboio especial da Festa das Vindimas, reservado em exclusivo para o evento, realiza-se nos sábados 20 e 27 de setembro, contando com serviço de cafetaria e bar a bordo.

A jornada começa com uma viagem pela icónica linha do Douro, entre Porto-Campanhã e o Pinhão, permitindo aos passageiros desfrutar da beleza natural da região do Alto Douro, paisagem classificada como Património da Unesco. Seguem, depois, para a Quinta da Avessada, onde serão recebidos com música e iguarias da região, como, por exemplo, o tradicional pão e bola de carne. Ainda durante a manhã, os participantes terão a oportunidade de vivenciar a experiência de uma vindima, conhecendo as suas tradições, e de ouvir explicações sobre as castas e a história da região.

Para revigorar o corpo e a alma, os visitantes vão degustar um almoço regional que inclui várias propostas gastronómicas, desde entradas (pataniscas de bacalhau, enchidos variados e pão de Favaios), sopa à lavrador e naco de vitela estufado em vinho tinto, até aos doces regionais e, claro, os vinhos da região do Douro.  

Já durante a tarde, irão visitar os lagares e será dado início à lagarada, com a tradicional pisa das uvas, seguida de uma prova comentada de vinhos licorosos no espaço da Enoteca da Quinta da Avessada. O regresso é feito de autocarro até à estação da Régua, de onde parte o comboio em direção ao Porto.

Para a CP, o programa da Festa das Vindimas do Douro reafirma o compromisso da empresa com o turismo sustentável, de qualidade, autêntico e consciente, destacando o comboio como meio de transporte ecológico e potenciando a valorização das regiões e dos seus produtos endógenos.

Festa das Vindimas do Douro em resumo

Datas: Sábados – 20 e 27 de setembro

Horários: Ida – Partida de Porto-Campanhã às 8h00 e chegada ao Pinhão às 10h17; Regresso – Partida da Régua às 18h29 e chegada a Porto-Campanhã às 20h29. O comboio efetua paragem para embarque/desembarque nas seguintes estações: Rio Tinto, Ermesinde, Paredes, Penafiel, Caíde e Mosteirô.

Composição: Viagem em comboio especial, com carruagens Corail de 1.ª e 2.ª classe e com serviço de cafetaria e bar a bordo.

Lotação: 200 pessoas.

Preços: 88 euros por adulto e 49,50 por criança (4 aos 12 anos), em 1.ª classe, e 83,50 euros por adulto e 45 euros por criança, em 2.ª classe. Há preços especiais para grupos.

Onde adquirir: Nas bilheteiras ou online em www.cp.pt. Mais informações aqui.

Programa Completo:

8h00 – partida da estação de Porto-Campanhã.

10h17 – chegada à estação do Pinhão, onde será assegurado o transfer em autocarro para a Quinta da Avessada, numa viagem de, aproximadamente, 30 minutos.

Na Quinta da Avessada

Receção – com música e degustação de algumas iguarias da região, como por exemplo o tradicional pão e bola de carne.

Vindima – os participantes serão levados até aos vinhedos que circundam a quinta, para começar a vindima. Serão fornecidos baldes, tesouras e chapéus de palha a todos os que desejem participar e serão dadas explicações sobre as castas, a história da região e algumas tradições relacionadas com a vindima.

Almoço tradicional – que inclui entradas (pataniscas de bacalhau; enchidos variados e Pão de Favaios); sopa (à lavrador com feijão e legumes), prato principal (naco de vitela estufado em vinho tinto, com batata assada e couve cozida), sobremesa (doces regionais e fruta da época) e bebidas (água e vinho tinto ou branco DOC, à descrição; café e aguardente como digestivo).

Visita – depois de almoço é realizada uma visita aos lagares e é dado início à lagarada. Decorre, ainda, uma prova comentada de vinhos licorosos no espaço da Enoteca.

17h00 – início da viagem de regresso de autocarro, em direção à Régua.

18h29 – partida da Régua com destino a Porto-Campanhã (hora prevista de chegada: 20h29).

Redação

PUB