Todos os sábados do mês de agosto, o Museu dos Rios e das Artes Marítimas, em Constância promove vários ateliês, visando não só ocupar os tempos livres das crianças e dos jovens, como também sensibilizar este público para a importância do património e do seu envolvimento com a arte, promovendo simultaneamente a imaginação e criatividade.
Abertos à comunidade em geral, a participação nos ateliês implica a inscrição, pelo que os interessados deverão contactar o Museu dos Rios e das Artes Marítimas, através do número de telefone 249 730 053 ou via correio eletrónico.
Museu dos Rios e das Artes Marítimas
Inaugurado em 1998, o Museu dos Rios e das Artes Marítimas, que se localiza na Estrada Nacional 3 (junto à Câmara Municipal), tem por missão recolher, estudar, valorizar e divulgar a memória dos tempos em que Constância era um dos mais importantes portos do Médio Tejo e a sua economia assentava no transporte fluvial, na construção e reparação navais, no comércio e na pesca.
Estas atividades, bem como a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, organizada pelos marítimos da vila todos os anos pela Páscoa, estão documentadas nos diversos núcleos da exposição permanente do Museu, através de miniaturas de barcos, redes de pesca, objetos de uso quotidiano, utensílios, ferramentas, fotografias e uma pequena oficina de calafate com um barco em fase de construção inicial.
Muito visitado por turistas e alunos das escolas, o Museu dos Rios e das Artes Marítimas proporciona uma viagem ao encontro de uma Constância diferente da que conhecemos hoje, com uma outra relação com os rios que lhe marcaram o sítio onde nasceu e cresceu.