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Está de volta o Programa “A Pé para a Escolas” nas freguesias de Constância e de Montalvo.

No seu sexto ano (com interrupção de um ano e meio motivado pela pandemia), o Programa voltou a contar com uma forte adesão por parte do público a quem se destina, os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico das escolas do concelho de Constância.

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Ainda sem a colaboração do Projeto MOVISENIOR da Casa do Povo de Montalvo, devido a questões sanitárias resultantes da pandemia, mas contando já com os pais e com as instituições parceiras (GNR, Escola Segura e o Agrupamento de Escolas de Constância) o sucesso e a assertividade do projeto, tem contribuído para garantir uma maior proximidade e colaboração no âmbito da monitorização e acompanhamento do mesmo.

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Assumindo-se cada vez mais como um momento de expiação e de contacto com o espaço/contexto ambiental onde os alunos vivem, como um modo de combate ao sedentarismo, à obesidade ou ao absentismo, o modelo de desenvolvimento suporta-se no cariz informal de encontro, sociabilização, intergeracionalidade, partilha do espaço público, etc., recorrendo à marcha a pé como forma de progressão/deslocação no caminho casa/escola. Visando o desenvolvimento de autonomias, sensibilizar para a importância de atividade física diária ou regular, a orientação em espaço público, a segurança rodoviária, cidadania, a utilização e respeito do espaço público, sustentabilidade o programa tem como objetivos, fomentar e disseminar as deslocações a pé colocando este meio de deslocação no centro da vida quotidiana dos munícipes, cimentar hábitos de prática desportiva regular e informal junto da população em idade escolar e criação de “corredores seguros” para as deslocações.

Decorrendo até final do presente ano letivo, apenas interrompido pelos períodos de férias escolares, e em regime de uma vez por semana, as entidades parceiras colocam técnicos e voluntários a enquadrar, monitorizar e acompanhar o percurso dos alunos participantes.

Os pais que pretendam participar e fazer parte integrante do programa só têm de indicar, no destacável do desdobrável que é entregue aos alunos, a sua intenção de integrar e apoiar no trajeto, indicando “eu também vou”.

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