PUB

Face à atual situação de emergência que se vive no combate ao vírus COVID-19, o Conselho Intermunicipal da Lezíria do Tejo, reunido no dia 26 de março de 2020, criou um fundo de 270 mil euros para o combate à COVID-19.

Com esse fundo pretende-se constituir na CIMLT uma reserva estratégica de apoio aos municípios e região, de máscaras FFP 2 e fatos de proteção individual.

PUB

Grande parte do fundo, cerca 225 mil euros, visa apoiar a aquisição de material médico para o Hospital Distrital de Santarém, designadamente a aquisição de 9 ventiladores para reforço dos que vão ser adquiridos pelo Hospital.

O Conselho Intermunicipal deliberou também dedicar o Laboratório Móvel do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE LT) à fabricação de máscaras de proteção, as quais serão oferecidas ao Hospital Distrital. Mais deliberou sobre a aquisição dos materiais necessários para o bom funcionamento da impressora 3D.

De referir ainda que todos os municípios estão a implementar uma série de medidas para mitigar a situação, algumas das quais visam minimizar o impacto da situação na componente económica das famílias.

Os municípios vão prosseguir com a desinfeção de espaços de utilização pública, principalmente dos locais de maior afluência, como sejam supermercados, bombas de combustível, bancos e multibancos, correios,  centros de saúde e contentores de deposição de RSU.

Em resposta ao pedido feito pelos ACES, os municípios vão diligenciar no sentido de encontrar voluntários para assistentes operacionais que possam realizar tarefas nas unidades de saúde que vão começar a realizar testes COVID.

Por último, os municípios da Lezíria do Tejo apelam para que se intensifiquem os testes COVID 19 na região, com especial enfoque na realização de testes aos funcionários e utentes dos lares de idosos da região. Os municípios estão disponíveis para colaborar nesta matéria, desde que haja sempre o envolvimento da administração de saúde.

Os municípios da Lezíria do Tejo continuam a apelar à população para o cumprimento integral das normas da DGS, agradecendo a todos a forma cívica como têm cumprido e compreendido a situação atual.

 

CIMLT produz viseiras de proteção com impressora 3d

 

A CIMLT está a produzir viseiras de proteção com uma impressora 3D, para prevenção contra o contágio por Covid-19. O objetivo é entregar todo o material produzido a instituições da Lezíria do Tejo que tenham falta deste recurso no exercício das suas funções, nesta altura de crise provocada pela pandemia.

As primeiras 50 unidades já produzidas vão ser entregues ao Hospital Distrital de Santarém. A CIMLT está neste momento a conseguir uma produção de cerca de 16 unidades por dia.

A produção de viseiras de proteção está a ser implementada pela CIMLT, através do Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O LabMóvel consiste num autocarro transformado, onde são desenvolvidas atividades tecnológicas e científicas com alunos das escolas da Lezíria do Tejo, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE LT).

PUB