O Município de Torres Novas vai promover duas atividades no âmbito da 29.ª edição do programa nacional Ciência Viva no Verão, em parceria com o Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio. Os percursos decorrem nos dias 3 e 10 de agosto, com o objetivo de sensibilizar para a geodiversidade e biodiversidade do concelho.
A primeira iniciativa, “Almonda: Da Nascente à Cidade”, está marcada para o dia 3 de agosto, com início às 9 horas no parque de estacionamento da loja da Renova – Fábrica 1. O percurso passa por locais emblemáticos como a nascente do rio Almonda, a Ponte entre Ribeiras e a Gruta de Lapas. Inclui ainda visitas à antiga Central Hidroelétrica do Caldeirão e ao Núcleo de Arqueologia – Cerca da Vila, onde se encontra o crânio fóssil humano mais antigo descoberto em Portugal, com cerca de 400 mil anos.
A segunda atividade, “Moinhos da Pena e da Charruada”, realiza-se no dia 10 de agosto, também às 9 horas, com ponto de encontro na Rua dos Moinhos, em Casal da Pena. Este percurso de cerca de cinco quilómetros dá a conhecer um dos maiores conjuntos de moinhos de vento tradicionais do país, com 12 estruturas construídas no topo da escarpa do Arrife. A visita termina num dos moinhos recentemente restaurado.
A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia. A organização recomenda o uso de roupa e calçado confortáveis, chapéu ou boné, protetor solar e água em quantidade suficiente para hidratação durante o percurso.
Para mais informações, os interessados podem contactar a Divisão de Educação da Câmara Municipal de Torres Novas, através do e-mail de.gape@cm-torresnovas.pt ou do telefone 249 839 090.