O inovador curso de preparação para o nascimento e parentalidade com base no Método GentleBirth tem sido um verdadeiro sucesso.
As iniciativas realizadas pelo Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) neste âmbito contaram com mais de 120 participantes ao longo dos primeiros seis meses.
Iniciado no mês de junho, são já seis os cursos ministrados ao longo destes primeiros seis meses. Cada curso tem a duração de quatro sessões semanais.
Esta metodologia reúne conhecimentos de Obstetrícia, Neurociência e Psicologia, que são apresentados de uma forma inédita e muito esclarecedora por profissionais de saúde. Este curso, realizado semanalmente em Abrantes, onde se localiza a Maternidade do CHMT, disponibiliza ainda uma app de telemóvel que envolve várias práticas de preparação mental, que complementam a formação presencial oferecida às grávidas e seus/suas acompanhantes.
Com esta iniciativa inovadora, o CHMT tem feito um reforço da sua aposta na humanização do nascimento e na educação para a parentalidade, em linha com as melhores práticas internacionais. Pretende garantir-se, acima de tudo, a segurança da grávida e do recém-nascido, através deste método baseado em evidências científicas e ministrado por profissionais de saúde com especialização em Saúde Materna.
O feedback de todos os participantes tem sido muito positivo, e os testemunhos que temos recebido após os partos são também eles reveladores do sucesso desta iniciativa do CHMT. Há mães que já estão na sua segunda ou terceira gravidez e que decidiram também elas frequentar este curso.
Tal como nos testemunhou Ana Jorge Carvalho, que à terceira gravidez e após frequentar este curso conseguiu ter uma experiência de parto muito positiva: “Só tenho a agradecer pela experiência linda e memorável que vivi neste meu terceiro parto. Afinal à terceira foi mesmo de vez! Senti-me empoderada, capaz e muito respeitada.”
Este curso é totalmente gratuito e está dividido em quatro sessões semanais, que se realizam às terças-feiras, entre as 14h00 e as 16h00. O próximo curso começa no dia 6 de dezembro. A inscrição é obrigatória e deve ser feita através do endereço de correio eletrónico: maternidade@chmt.min-saude.pt.