No âmbito da atual Pandemia pelo Novo Coronavírus, SARS-Cov 2, e integrado no Plano de Contingência do Centro Hospitalar do Médio Tejo, informa-se que a transferência temporária do Serviço de Ginecologia/Obstetrícia do CHMT, concretizar-se-á a partir das 0h00 do dia 24 de março de 2020.

Durante o período de mudança, que decorrerá nos dias 24, 25 e 26 de março, não haverá Serviço de Urgência Obstétrica no Centro Hospitalar do Médio Tejo, devendo as utentes dirigirem-se ao Hospital de Santarém ou ao Centro Hospitalar de Leiria ou à Unidade Local de Saúde de Castelo Branco.

PUB

A Maternidade iniciará a respetiva atividade assistencial na Unidade Hospitalar de Torres Novas a partir da 9h00 do dia 26 de março, próxima quinta-feira.

No dia 24 de março, apesar de já não haver inscrições e/ou admissões de utentes, estará em presença física um Ginecologista-Obstetra, na Unidade Hospitalar de Abrantes, para eventuais esclarecimentos e atuação exclusivamente “in extremis”.

A mudança de instalações da Maternidade da Unidade Hospitalar de Abrantes para a Unidade Hospitalar de Torres Novas decorrerá tão-só enquanto durar o plano de contingência de combate ao Novo Coronavírus, SARS-Cov2.

Desta forma o CHMT, concentra na Unidade Hospitalar de Abrantes os seus meios clinicamente mais diferenciados para a primeira linha de assistência aos doentes com Covid-19.

Linha de apoio ao doente diabético

Se é diabético e tem dúvidas ligue 918 768 164

Estando todas as Instituições Hospitalares do Serviço Nacional de Saúde, no âmbito da atual pandemia provocada pelo Novo Coronavírus, centradas na gestão deste mesmo surto, importa, contudo, manter o apoio a doentes com situações de doenças crónicas.

No sentido de acompanhar o mais próximo e atempadamente possível estes doentes, o Centro Hospitalar do Médio Tejo, disponibiliza através da sua Unidade de Diabetes e Obesidade uma linha de apoio ao doente diabético, através do número de telefone 918768164.

Esta linha está disponível todos os dias, das 9h00 às 21h00.

Esta Linha telefónica é destinada a pessoas com Diabetes, e tem como objetivo esclarecer dúvidas quanto ao controlo metabólico (valores de glicemia capilar) e ajustar, quando necessário, a medicação.

Assim, os doentes diabéticos que constatem que os valores de glicemia que obtém são diferentes dos valores habituais, se ocorrem episódios de hipoglicemia ou hiperglicemias frequentes, pode contactar através deste número, todos os dias, entre as 09.00 e as 21.00 horas.

Para o apoio telefónico que agora se disponibiliza ser mais eficaz, o doente diabético deve ter consigo no momento do contacto o registo dos valores de glicemia e a informação sobre a medicação que está a fazer. Deve ter também papel e caneta, para poder escrever as indicações que lhe são dadas de modo a minimizar a hipótese de erro.

PUB