No âmbito da atual Pandemia pelo SARS-CoV2, e no reforço de outras medidas implementadas no Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, entrou em vigor, dia 5 de Abril, o novo horário do Serviço de Urgências Básicas.
Integrado no Plano de Contingência do CHMT, EPE, os dois Serviços de Urgências Básicas passaram a abrir às 8h00 e encerram às 24h00, funcionando até às 21h00 a admissão de doentes.
Os utentes adultos que necessitem de recorrer ao Serviço de Urgência do CHMT, EPE, entre a 21h00 e as 08h00, devem dirigir-se ao Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, instalado na Unidade Hospitalar de Abrantes.
O Serviço de Urgência Pediátrico mantêm o funcionamento 24h00/24h00, na Unidade Hospitalar de Torres Novas, tal como o Serviço de Urgência de Obstetrícia.
A Unidade Hospitalar de Abrantes, apesar de ter centralizada a resposta do CHMT, EPE, no combate ao COVid-19 para adultos, mantêm em normal funcionamento, e em segurança para utentes e profissionais de saúde, outros Seviços, como são exemplo, o Serviço de Urgência Médico-cirúrgica, o Serviço de Cardiologia, o Serviço de Medicina Interna, entre outros.
Mantêm-se, desta forma, garantidas as condições de segurança na assistência clínica a todos os doentes que recorrem à Unidade Hospitalar de Abrantes, nomeadamente porque, ao abrigo da capacitação da Unidade para tratamento a adultos infetados pelo Novo Coronavírus, foram reforçados e incrementados todos os patamares de segurança, e estabelecidos circuitos diferenciados de circulação de doentes suspeitos ou infetados pelo Novo Coronavírus, aliás como nas outras duas Unidades do Centro Hospitalar, instaladas em Torres Novas e em Tomar.
Recorde-se que o fecho noturno dos dois Serviços de Urgência Básica, do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, não compromete o atendimento à população, uma vez que se mantêm em funcionamento, 24h00 sobre 24h00, os restantes serviços de urgência, ou seja, o Serviço de Urgência Médico-cirúrgica, o Serviço de Urgência Pediátrica e o Serviço de Urgência de Obstetrícia.
A prestação de cuidados assistênciais em todas as suas vertentes por parte do CHMT,EPE, e no contexto da atual pandemia, far-se-á com a integração e preparação dos profissionais de saúde, dos várias grupos profissionais, o que permitirá manter de forma contínua, e em segurança, a resposta assistencial a todos os doentes com situações clínicas mais frágeis, sem pôr em causa a concentração de esforços no combate ao Covid-19.
Estes novos horários manter-se-ão em vigor, tão-só, durante o atual plano de contingência devido à pandemia provocado pelo Novo Coronavírus, SARS-Cov2.
O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, mais uma vez, agradece a compreensão e o civismo demonstrados pela população do Médio Tejo, no atual quadro de combate à Pandemia.
O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE agradece ainda aos senhores presidentes de todos os municípios da Comunidade Inter Municipal do Médio Tejo, na compreensão e facilitação para a implementação das alterações organizativas do CHMT, EPE, visando o potencial de toda a capacidade de resposta assistencial à população no combate ao SARS-CoV-2.