PUB
Fritz Kahn and The Miracles é um projecto musical português, com origem no Entroncamento (Ribatejo), de renome internacional. Lançam agora o seu primeiro single cantado em espanhol, intitulado “Caminero”.
O single “Caminero” fala de utopia, de luta e resistência, na figura de um misterioso caminhante que espalha o sonho e a magia por onde quer que passe. Tem como influência musical as mais belas tradições da música popular portuguesa e espanhola, que se podem enquadrar nas correntes de world music, mas também folk e easy listening.
Internacionalmente falando, este projeto obteve uma menção honrosa entre 15.000 concorrentes de todo o mundo, chegando à short-list do International Songwriting Competition, a maior competição online do planeta, e que tem como júris nomes como Tom Waits, Aimee Mann, Robert Smith, Jerry Lee Lewis, entre muitos outros. Foi também incluída na playlist “Release Radar” do Spotify, que através de misteriosos algoritmos concluiu que o som de Fritz Kahn and the Miracles seria bem recebido nos Estados Unidos. Razão pela qual, em determinado momento, este projeto obteve cerca de 3000 streams (ou audições individuais) por dia nessa região do Globo, mas também em muitos outros países, como Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, e até Filipinas ou Guatemala (só para citar alguns).
Música para poucos ouvidos, este projeto musical pretende ser uma evocação da nobre arte de escrever canções com real significado, que só se atinge nas maiores profundezas. As tonalidades são por isso muitas vezes melancólicas. Mas também há espaço para a ternura, para a fé, para o Amor (ou a falta dele). Como toda a verdadeira originalidade, é difícil de classificar em termos de estilo e estética sonora, dando muitas vezes a impressão de ser uma banda sonora para um filme. Possivelmente, o filme da vida do seu compositor: Gonçalo Serras.

O novo single “Caminero” será incluído numa antologia dos melhores trabalhos musicais deste projeto. “Gunthe”, título dessa mesma antologia, significa “combate” em alemão. Para além disso é a origem germânica do nome português do compositor deste projecto, cujo verdadeiro nome é Gonçalo.  A arte gráfica deste CD apresenta esta ideia de combate associada a um cavalo de guerra. O compositor imagina os seus intuitos artísticos como uma cruzada; Uma cruzada contra o diletantismo, e o desistir de viver. O cavalo de guerra, chamado  Gunthe, é movido por paixões, por arrebatamentos e instintos. Ensinado a cavalgar  contra o terror e o medo do desconhecido, é essa a sua função no mundo. Só uma paixão  cega poderia permitir, por exemplo, que tal projeto musical sobreviva passados tantos  anos, sem apoios financeiros, de editoras ou entidades públicas. Apenas um sentido de  obediência a uma força superior, poderia inspirar tão belas canções.

Canções de luta.  Canções de intervenção. Primeiro sobre si. E necessariamente, depois, sobre os outros. “Gunthe” é também a prova pessoal do Gonçalo que também somos bichos. Que muitas vezes  nos movemos sem consciência da finalidade dos nossos atos. Apenas sabemos que temos  de continuar, passo a passo, trote a trote. Será apenas instinto, ou alguma razão maior  nos move? A descobrir nesta belíssima antologia de singles previamente lançados entre 2019, e 2024, assim como 5 novíssimas e inéditas canções, com o seguinte alinhamento:

PUB

GUNTHE | Anthology
Alinhamento

1. The meaning of Life
2. Enchantment under the Sea
3. Vertigo
4. Kyao´s River
5. Hold my Wings
6. America
7. Believe
8. Till the End
9. My Baby Star
10. Rita
11. You are so beautiful to me
12. Love won´t come easy
13. The witness
14. Get together
15. Cinderella
16. Joseph
17. Caminero (Bonus Track)

 

PUB