Os trabalhadores das bilheteiras da estação ferroviária do Entroncamento iniciam esta quarta-feira uma greve parcial, que se prolongará até 12 de setembro, com foco no turno da tarde. A ação reivindica melhores condições de trabalho, especialmente relacionadas com o desconforto térmico e a exposição solar direta durante o verão.
Segundo o pré-aviso entregue pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF/FECTRANS), a greve surge na sequência da ausência de resposta por parte da administração da CP – Comboios de Portugal, face a denúncias sobre a degradação das condições ambientais no posto de trabalho.
A estrutura sindical alerta para riscos associados à exposição prolongada ao calor, que afetam o bem-estar e a saúde dos funcionários. Apesar da requalificação do espaço comercial em 2022, não foram implementadas medidas para mitigar a incidência solar nas bilheteiras.
A paralisação poderá inviabilizar o atendimento ao público no período da tarde, dependendo da adesão dos trabalhadores escalados. A greve será desconvocada caso as reivindicações sejam atendidas pela entidade empregadora.
Redação