Vila Nova da Barquinha recebe mais uma edição do Barquinha Jazz entre 30 de agosto e 1 de setembro. O festival de música funciona com um concerto por dia, onde vários músicos deste estilo se juntam para três noites de festa. A entrada é gratuita.
Os primeiros a subir o palco do centro cultural de Vila Nova da Barquinha são os Geisendorf. O grupo irá abrir o festival às 21h30 com temas originais. A sonoridade da banda é uma mistura de influências que vão do rock dos anos 70 ao jazz moderno.
No sábado, 31, vai atuar o músico Ricardo Pinheiro, acompanhado de Andy Sheppard no saxofone, Michael Formanek no contrabaixo e Alexandre Frazão na bateria. No concerto irá ser apresentado o álbum recentemente editado, “Tone Stories”. Este trata-se da última discografia de Ricardo Pinheiro.
Na última noite do evento, o Barquinha Jazz conta com o Hugo Trindade Quarteto, que vai apresentar ”Clinic Sessions”. Neste recente projeto, Hugo Trindade retorna às suas primeiras influências e aventuras no mundo do jazz com um quarteto composto por guitarra, piano, baixo elétrico e bateria. A sonoridade do conjunto é reinventada pelo cruzamento de músicos de diferentes estilos. Entre eles o baixista Aires Pereira, membro da banda Moonspell, e os jovens emergentes Edgar Alexandre no piano e Luís Pereira na bateria.
Em janeiro de 2024, o quarteto fez uma residência criativa no emblemático espaço da noite e cultura alcobacense, o Clinic. Essas sessões forneceram toda a inspiração que influenciou este novo álbum, gravado nesse mesmo local — daí o título “Clinic Sessions”. O álbum conta com temas originais, da autoria de Hugo Trindade e Edgar Alexandre.