ProArtes funciona como uma plataforma onde criadores podem inscrever os seus espetáculos ou projetos, e programadores podem aceder à informação na perspetiva de os apresentar aos públicos
A Artemrede lança o portal ProArtes, dedicado a profissionais das artes performativas em Portugal. A plataforma digital, acessível em https://proartes.pt, é gratuita e permite a criadores de teatro, dança, música, performance, novo circo e cruzamentos disciplinares inscreverem as suas propostas artísticas a qualquer momento. Em simultâneo, as equipas de programação dos 17 municípios associados da rede podem consultar a informação e programar os espetáculos que considerarem adaptados ao seu contexto local, de forma autónoma.
O novo projeto digital da Artemrede marca um espaço único no meio cultural português, agilizando a ligação entre artistas e programadores e motivando a programação em inúmeros territórios.
Uma novidade do portal é a possibilidade de inscrever uma ideia ainda em desenvolvimento, para a qual os criadores procurem coprodutores ou parceiros (para acolhimento de processos criativos ou residências, por exemplo). É possível também inscrever propostas artísticas prontas a apresentar, sejam espetáculos, oficinas ou ações de formação, e que possam ser disponibilizadas em salas de espetáculo, bibliotecas, museus, espaço público ou espaços não convencionais. O portal está disponível em permanência, podendo os criadores gerir as suas propostas artísticas de acordo com o seu próprio calendário (inserindo novas, inabilitando existentes quando não estiverem ativas, entre outras funcionalidades).
O processo de registo e acesso ao portal ProArtes é gratuito e está disponível para todos os criadores profissionais baseados em Portugal, independentemente do seu território. Ao mesmo tempo, têm acesso de consulta as equipas de programação dos municípios associados da Artemrede.
ProArtes está disponível para todos (criadores e programadores) a partir de 22 Setembro 2025.
ARTEMREDE (2005-) (Portugal) é um projeto de cooperação cultural que reúne atualmente 18 membros, incluindo 17 municípios, com o fim de promover a interação entre cidades de diferentes escalas. A ARTEMREDE centra-se nas especificidades dos territórios através do apoio à criação artística, programação cultural em rede, capacitação, conceção de estratégias de mediação cultural e aprofundamento de políticas culturais.
Em 2025 são associados da Artemrede os municípios de Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montemor-o-Novo, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte Agraço, Tomar e Torres Vedras, e a cooperativa Rumo.
Redação















