No próximo fim-de-semana, de 27 a 29 de setembro, o Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento, recebe pelo segundo ano consecutivo o Festival do Vapor – Steampunk, que promete animação para toda a família.
Falamos de muitas iniciativas que vão desde exposições, atividades infantis, palestras, cinema, teatro, literatura, desfiles, muita música… tudo isto num único evento.
A Diretora do Museu, Ana Fontes, O Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara do Entroncamento e Maria José Teixeira, Gestora do projeto, falaram ao EOL sobre este festival que já tem dimensão internacional.
O ano passado muito aconteceu! Este ano, é a segunda edição e o programa continua a não defraudar, apresentando-se diversificado e destinado a toda a família.
As portas do Festival Vapor abrem na sexta-feira, dia 27 de setembro, a partir das 10h00, com uma programação destinada às escolas, acompanhada pelo Fórum Fantástico.
O dia vai ficar marcado pela abertura e inauguração (20h30) das exposições “Herdeiros do Apokalipse” e “Pequena Fábrica de Autómatos”, que irão fazer as delícias de quem aprecia arte, bonecas e brinquedos Steampunk.
No primeiro dia do festival é esperada a atuação de Victor Sierra (França) a decorrer às 21h30. Por sua vez às 22h30, sobe a palco “a Viagem” (Best of Custom Circus) e a partir das 00h00, a animação continua na praça Salgueiro Maia, no palco eletrónico.
No sábado, dia 28 de setembro, entre as 10h00 e as 12h00, os Kumpania Algazarra irão animar vários locais da cidade do Entroncamento, acompanhados pela Liga Steampunk Lisboa.
Às 14h30, decorre uma conversa com a Liga Steampunk Lisboa. Já às 16h00, chega o momento de haver cinema, com a curadoria de Lisbon Motorcycle Film Fest e uma conversa com Iolanda Ramos, da Universidade Nova de Lisboa, sobre Moda Steampunk.
Ainda no decorrer deste dia, às 17h00, realiza-se um momento dedicado à literatura com J.S. Menesmaa (Finlândia) e Oficinas de Crafts para as famílias.
Ao fim da tarde, volta a haver cinema e Duelos de Nerfs, com a Liga Steampunk Lisboa.
A noite traz a música. Às 21h00 atua Filipe Santos, com um momento de electro rock e às 22h00 os Cais Sodré Funk Connection (na foto). A partir das 00h00, é esperada novamente a música eletrónica na Praça Salgueiro Maia.
O dia 28 de setembro, domingo, conta com uma exposição de automóveis clássicos pelo Clube Português de Automóveis Antigos.
Às 11h00 chega o momento de Duelos de Nerfs e às 14h00 uma Oficina Recycling and Upcycling, com a Liga Steampunk Lisboa.
Uma Oficina de Escrita Criativa para adultos e uma Oficina de Crafs para famílias decorrem às 15h00. Já às 16h00 e às 18h00 volta a acontecer cinema.
Pelas 17h00, é esperado um desfile livre Cosplay. O evento encerra às 19h00 com o concerto d`O Gajo (na foto).
Durante os dois dias de festival (28 e 29) acontecerá street food, carrocel Vitoriano, quadriciclos ferroviários, modelismo ferroviário, crafts fair e bancas Steampunk, photo booths, modelismo tripulado com comboios a diesel e a vapor, jogos de tabuleiro, duelos de chá e muito mais.
O Festival Vapor – a Steampunk Circus tem como objetivo promover a História, Memória e Património Ferroviário através de um evento diferenciador que reúne música, teatro, literatura e muita diversão em família.
Este ano o Festival terá a segunda edição entre 27 e 29 de setembro, no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, com entradas gratuitas durante os três dias do festival.
O evento conta com a organização do Município do Entroncamento em parceria com o Museu Nacional Ferroviário, no âmbito de um projeto intermunicipal promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo em coordenação com a Turismo Centro de Portugal. É cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Portugal2020.