De regresso a Constância, os alunos da EBS Luís de Camões que participaram na 4ª mobilidade do projeto “Bridge to a brighter future”, à Noruega, desde 24 de setembro, trazem na bagagem uma mão cheia de novas e inesquecíveis experiências, a par de um círculo de amizades alargado internacionalmente.
No âmbito deste projeto do programa Erasmus+, os alunos Rita Duarte e Marco Pinto do 10º ano, e Guilherme Soares e Tomás Pedro do 11º ano, acompanhados pelos professores Paula Pontes, coordenadora do projeto, e João Gonçalves, participaram na mobilidade à Noruega, onde procederam à apresentação e defesa dos trabalhos que prepararam a nível nacional.
No âmbito do tema em debate neste país, o consumo de pescado, alunos e professores, entre muitas outras coisas, visitaram as piscinas, situadas nos fiordes noruegueses, onde é criado o salmão que é exportado para o nosso país, experiência única e radical que contribuiu não só para o conhecimento de uma realidade que nos diz respeito, mas também para estimular o espírito de aventura.
A educação é elemento chave para promover nos jovens valores europeus comuns que fomentem a integração social e a participação ativa na sociedade, tornando-a mais inclusiva e coesa. Este é o desafio para os jovens que integramos nas mobilidades dos Programas ERASMUS+.
É hora, agora, de preparar a próxima mobilidade, que será em Colónia, na Alemanha, de 1 a 8 de dezembro, com a participação de alunos de todos os países parceiros, Itália, Noruega e Turquia, para além de Portugal e Alemanha.
Mais detalhes sobre todas as mobilidades na página de Facebook do projeto.