PUB

A 28 de junho, Abrantes recebe 135 atletas nacionais para o 3.º Campeonato Nacional de Equipas de Boccia DI, uma prova desportiva que conta com uma equipa do CRIA – Centro de Recuperação e Integração de Abrantes. Joana Marchão e Francisca Laia são as madrinhas do evento

A prova, que vai decorrer no pavilhão municipal do Pego, é organizada pelo CRIA em articulação com a Associação Nacional Desporto Desenvolvimento Intelectual (ANDDI) e conta com o apoio do Município de Abrantes. São esperadas cerca de 400 pessoas, entre atletas, equipas técnicas e pessoal de apoio à prova.

PUB

A apresentação do 3.º Campeonato Nacional de Equipas de Boccia DI realizou-se esta quarta-feira, dia 4 de junho, nas instalações do CRIA, com as presenças do Presidente da Direção do CRIA, Vítor Moura, do Vice-Presidente da ANDDI, José Pavoeiro, do Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, e Diogo Rosado, Técnico de Desporto Adaptado do CRIA.

Na ocasião, Vítor Moura, Presidente da Direção do CRIA, referiu que esta é “uma iniciativa que representa muito mais do que uma competição desportiva. Este evento é um símbolo de inclusão, superação e igualdade de oportunidades, promovendo o talento e a dedicação dos seus atletas com deficiência intelectual”.

José Pavoeiro, Vice-Presidente da ANDDI, avançou que “esta edição representa um marco histórico porque é aquela que tem mais equipas participantes: são 27 equipas, o que demonstra que esta modalidade de Boccia DI tem vindo a crescer porque é uma modalidade transversal a todos, com mais ou menos mobilidade, todos têm oportunidade de competir”.

Por sua vez, Manuel Jorge Valamatos, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, sublinhou que “é uma grande satisfação para nós terem escolhido Abrantes como palco para um evento deste género, para valorizar uma modalidade que é emergente e que tem uma responsabilidade social incrível porque está associado ao desporto inclusivo e para todos”. O autarca salientou ainda a valorização do desporto escolar na modalidade de Boccia onde, atualmente, temos 21 atletas dos dois agrupamentos de escolas de Abrantes a praticar a modalidade

No âmbito do FINAbrantes, o Município apoia o 3.º Campeonato Nacional de Equipas de Boccia DI com uma verba de cerca de 5 mil euros.

Joana Marchão, jogadora da Seleção Feminina de Futebol, e Francisca Laia, atleta olímpica de canoagem, são as madrinhas do evento desportivo que vai decorrer em Abrantes e que contará com o apoio voluntário dos alunos do Curso Profissional de Desporto da Escola D. Miguel de Almeida.

Diogo Rosado, Técnico de Desporto Adaptado do CRIA, explicou que a Instituição estará a representar Abrantes nesta competição com seis atletas e que a modalidade de Boccia DI é “mais inclusiva” e é praticada na Instituição há mais de uma década por cerca de 30 utentes.

O 3º Campeonato Nacional de Equipas de Boccia DI conta ainda com os apoios do RAME – Regimento de Apoio Militar de Emergência, União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, Junta de Freguesia do Pego e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes.

A prova desportiva realiza-se dia 28 de junho, a partir das 10h30, no Pavilhão do Pego e conta com 27 equipas finalistas, resultante de cinco Zonas de Qualificação e dois Torneios Nacionais.

As edições anteriores desta Fase Final realizaram-se em Viana do Castelo (2023) e em Pombal (2024), tendo a equipa do CRIA alcançado o 5.º e 8.º lugar, respectivamente

PUB