Foto CMA
PUB

Foi homologado pelo Ministério da Educação, a alteração de denominação da Escola Básica de Abrantes para Escola Básica Maria de Lourdes Pintasilgo, Abrantes.

Na última reunião de Câmara do Executivo, foi apresentada correspondência do Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo que informa a autorização de alteração do nome da Escola Básica de Abrantes que passa agora a adotar a denominação de Escola Básica Maria de Lourdes Pintasilgo, Abrantes, em homenagem a esta extraordinária abrantina, figura incontornável do panorama cultural, social e político português.

PUB

Recorde-se que em novembro passado, a Câmara Municipal de Abrantes aprovou por unanimidade a proposta de atribuição do nome à nova escola que iniciou a sua atividade em setembro do ano passado para o presente ano letivo, após as obras de requalificação do edifício do antigo Colégio de Fátima, escola provada que durante 75 anos exerceu funções em Abrantes.

Maria de Lourdes Pintasilgo nasceu em Abrantes a 18 de janeiro de 1930, na antiga Rua do Brasil, onde viveu até aos 12 anos. O seu percurso começou a diferenciar-se quando se formou em Engenharia Química, durante os anos 50 do século XX. Ligada aos movimentos estudantis católicos, entrou na vida política antes da revolução de 1974, foi a primeira mulher Secretária de Estado, a primeira a assumir uma pasta ministerial, única primeira-ministra, primeira embaixadora e primeira mulher a candidatar-se à Presidência da República.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, “esta é uma justa homenagem a uma mulher humanista e figura incontornável do panorama cultural, social e político português e o seu nome naquela escola contemporânea ajusta-se muito bem”.

PUB