Foi apresentado na sexta-feira, 20 de setembro, na Assembleia Municipal de Abrantes, o projeto de reconversão do antigo Mercado Diário em Multiusos, da autoria da dupla de arquitetos José Maria Cumbre e Nuno Sousa Caetano, vencedores do concurso público internacional.
O projeto, considerado pelo Presidente da Câmara Municipal de Abrantes como “estruturante para o concelho”, está orçado em 6,5 milhões de euros e tem financiamento garantido através do Investimentos Territoriais Integrados (ITI) da CCDR – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
Prevê para o 1º andar, um espaço aberto (open space) vocacionado para a realização de eventos destinados a iniciativas dirigidas para o público jovem, mas também para eventos expositivos, colmatando a ausência em Abrantes de um espaço com essas condições.
Esse espaço poderá acolher eventos como a Feira Nacional de Doçaria Tradicional ou o Encontro Ibérico de Azeite, feiras de artesanato e outras iniciativas para promoção das tradições da região ou eventos de cariz económico.
Zonas pedonais acessíveis em redor do edifício e um elevador exterior para o parque do Vale da Fontinha, facilitando a mobilidade no acesso ao edifício são outras propostas do projeto vencedor.
Para o Presidente da Câmara Municipal, este projeto não implica só a requalificação de todo o edifício, mas também a transformação de toda a área envolvente.