PUB
Rodrigo Bertelo rodrigo.bertelo@entroncamentoonline.pt

Quando nos deparamos com uma situação de emergência, é fundamental estarmos preparados para ajudar quem necessita de ser socorrido. Assim, para além de termos noções básicas de primeiros socorros, é também muito importante sabermos qual o número de emergência, válido para toda a União Europeia, o 112. É igualmente importante sabermos aquilo que vamos dizer assim que nos atenderem, de forma a se ganhar tempo e poder-se salvar uma vida.

Para ligar para o 112 deve, antes de mais, ter um motivo, infelizmente sabemos que há quem ligue “por piada”, e isso pode sair caro, principalmente porque se ocupa uma linha que pode ser vital para alguém em necessidade. Portanto, sejam responsáveis ao utilizar o 112.

PUB
  • Pode ligar para o 112 caso esteja envolvido ou testemunhe algum género de emergência como acidentes, doenças súbitas, agressões, intoxicações, assaltos, incêndios, entre outras situações.
  • A chamada será atendida por um operador da Central de Emergência da Polícia de Segurança Pública (PSP). Esta chamada é gratuita e pode fazê-la a partir de telefones fixos ou de rede móvel, e em qualquer país de União Europeia.
  • Devemos indicar, logo de seguida, o endereço e número de telefone ao operador que nos atende.
  • Quem nos atende irá fazer a triagem da situação, dará conselhos sobre como devemos proceder em seguida, e irá acionar os meios de emergência adequados à situação.
  • As chamadas que são emergência médica, são reencaminhadas para o CODU(Centro de Orientação de Doentes Urgentes) pertencente ao INEM.

Assim que liga para o número 112, é fundamental saber o que dizer de forma clara e sem dúvidas, pois assim é meio caminho andado para uma boa compreensão por parte de quem está do outro lado, e também para que cheguem ao local, os meios mais adequados.

  • Indique o género de situação, como doença, acidente, parto, agressão, etc.
  • Indique o número de telefone a partir do qual está a ligar.
  • Indique a sua localização exata, referindo pontos de referência (ex: perto de um edifício importante).
  • Indique qual é a aparente gravidade da situação.
  • Deve também dizer qual o número de pessoas que necessitam de socorro, bem como o sexo e idade.
  • Refira quais as queixas e sintomas da pessoa a socorrer, bem como possíveis alterações que vá observando.
  • Deve ainda indicar ao operador determinadas situações específicas, por exemplo, um perigo de incêndio que exija acionar outros meios no local.
  • Desligue a chamada somente quando o operador o indicar.

O Número Europeu de Emergência 112 foi criado em 1991 e desde 2008 passou a ser o único número de emergência que pode ser usado de qualquer telefone fixo, móvel ou telefone público para aceder aos serviços de emergência em qualquer país da União Europeia, gratuitamente.

Segundo o Eurobarómetro, apenas 1 em cada 4 cidadãos europeus sabe que o 112 pode ser utilizado em qualquer país da União Europeia em caso de emergência.

Comemorou-se a 11 de fevereiro, a nível Europeu, o dia do 112, Número Europeu de Emergência.

A resposta pronta e rápida do cidadão é tão ou mais importante que a resposta dos serviços de emergência.

Todos juntos poderemos fazer a diferença.

 

 

 

 

PUB