O Santander recebeu, em cerimónia que teve lugar em Londres, o prémio de “Melhor Banco em Portugal 2019”, atribuído pela revista Euromoney. A gala Euromoney Awards for Excellence contou com a presença de mais de 500 banqueiros de todo o mundo, tendo o banco sido já distinguido 17 vezes com este prémio.
Os ‘awards’ distinguem as instituições que apresentam os melhores serviços junto dos seus clientes demonstrando liderança, inovação e dinamismo nos mercados onde operam.
A revista, que comemora este ano o seu 50º aniversário, realçou que a aquisição do Banco Popular “tornou a franquia” Santander “ainda mais difícil de superar no país”. Destaca ainda a conclusão “da integração operacional e tecnológica do Popular em apenas 10 meses”.
Por outro lado, lembra que o Santander Portugal é o maior banco privado em termos de ativos, tendo apresentado, em 2018, o resultado líquido mais elevado, face aos bancos que atuam no mercado nacional. A elevada quota de mercado de novos créditos às pequenas e médias empresas, bem como o impacto na economia através dos apoios realizados no âmbito do IFRRU são dois aspetos bastante relevantes na atividade desenvolvida pelo Santander.
A contribuir para este prémio esteve também o crescimento de 14,6% do resultado líquido de 2018 para 500 milhões de euros, e um forte incremento do crédito e do apoio dado ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas. A Euromoney destaca ainda o aumento do número de clientes digitais, acima dos 30%.
A segurança dos resultados foi reforçada pelo facto do ratio Tier-1 ter aumentado para 14,4%, bem acima dos requisitos regulamentares. A rentabilidade dos capitais próprios (ROE) atingiu os 12,4% no final do ano passado.
Os Euromoney Awards for Excellence começaram a ser publicados em 1992 e foram os primeiros do género no setor bancário global. No ano passado, a Euromoney recebeu mais de 1.000 inscrições de bancos para um programa que cobre 20 prémios globais, mais de 50 prémios regionais e os melhores prémios bancários em cerca de 100 países.
Na mesma ocasião, ficou a conhecer-se que, a nível regional, o Santander obteve as distinções de Melhor Banco na América Latina, atribuído ao Santander Brasil, e o Melhor Banco da Europa Ocidental para as Pequenas e Médias Empresas. Em termos de países, para além de Portugal, o Santander Brasil e Chile receberam os respetivos prémios e na banca de investimento, os galardões foram para o Santander Espanha e Polónia.
Os vencedores dos Prémios Euromoney são selecionados por editores, jornalistas e analistas da revista, que combinam critérios objetivos, como a rentabilidade, o crescimento e a eficiência, com análises de membros da revista, que cobrem os mercados financeiros internacionais.
A revista Euromoney, fundada em 1969, é reconhecida como a principal revista do mundo na área de mercados financeiros. Tem 145.000 leitores, entre os quais se encontram altos quadros de empresas de mais de 170 países. Em termos de distribuição 30% concentra-se na Europa Continental, 23% no Reino Unido e 23% nos EUA.














