PUB

O Exército Português mantém um dispositivo de grande dimensão no terreno para apoiar os quatro distritos e 13 municípios mais afetados pelas cheias, totalizando, a 3 de fevereiro, 1.171 militares, 102 viaturas ligeiras, 122 viaturas pesadas, 12 máquinas de engenharia, 15 geradores, 16 motosserras, cinco terminais Starlink e um módulo de comunicações.

No distrito de Santarém, uma das zonas mais atingidas, o Exército reforçou o apoio às autoridades civis, assegurando ações de comando e ligação, intervenção e limpeza, engenharia, vigilância e dissuasão, energia e iluminação, além de apoio a serviços essenciais. O objetivo passa por mitigar os efeitos das cheias, garantir resposta imediata no terreno, restabelecer a mobilidade, reduzir riscos e assegurar a continuidade de serviços fundamentais.

PUB

Empenhamento por município

  • Ourém – Grupo de Comando e Ligação e três pelotões de intervenção para remoção de escombros e limpeza.

  • Ferreira do Zêzere – Grupo de Comando e Ligação, sete equipas de desobstrução e limpeza, dois destacamentos de engenharia, dois módulos de energia/iluminação e um módulo de engenharia para construções em altura.

  • Tomar – Duas equipas de desobstrução e limpeza, uma patrulha de vigilância e dissuasão, um módulo de energia e apoio de alojamento a bombeiros.

  • Constância – Quatro patrulhas de vigilância e dissuasão.

  • Vila Nova da Barquinha (Tancos) – Patrulha de vigilância e dissuasão, apoio logístico a outras forças e sete equipas de botes e meios de engenharia pré‑posicionados.

  • Entroncamento – Módulo de energia e iluminação.

  • Abrantes – Módulo de alimentação e unidade de bombagem em prontidão.

  • Mação – Pelotão de intervenção para remoção de escombros e limpeza.

O Exército Português afirma que continuará a acompanhar a evolução da situação, mantendo‑se em prontidão para reforçar o apoio sempre que solicitado pelas autoridades competentes.

PUB