PUB

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) divulgou esta quinta‑feira um ponto de situação sobre o impacto da tempestade Kristin nos onze concelhos da sua área de abrangência, sublinhando que o objetivo é informar a população, garantir tranquilidade e assegurar a continuidade dos cuidados de saúde.

Atenção redobrada para utentes com tratamento respiratório domiciliário

A ULS alerta os doentes em tratamento respiratório domiciliário para os riscos associados às falhas no fornecimento de energia elétrica. Caso não consigam contactar a empresa prestadora do serviço ou necessitem de apoio urgente para carregamento de equipamentos ou fornecimento de oxigénio, podem dirigir‑se a qualquer um dos hospitais da ULS — Abrantes, Tomar ou Torres Novas — onde será garantida resposta imediata e segurança clínica.

PUB

Constrangimentos nos cuidados de saúde primários

Algumas unidades de cuidados de saúde primários enfrentam dificuldades devido a falhas de comunicação, problemas informáticos, interrupções no fornecimento de energia e água e danos não estruturais. Estas situações podem levar ao encerramento temporário de polos de atendimento.

Atualmente, encontra‑se encerrada a extensão de Cem Soldos, em Tomar. Os utentes devem deslocar‑se à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Tomar. No âmbito do plano de contingência, os centros de saúde de Abrantes, Torres Novas e Tomar estão a funcionar em horário alargado até às 22h.

A ULS Médio Tejo refere que está a acompanhar permanentemente a evolução da situação, em articulação com as entidades competentes.

Hospitais mantêm funcionamento normal

Os hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas continuam a operar em pleno, sem constrangimentos nas infraestruturas críticas ou nos sistemas de abastecimento de água e eletricidade. Ainda assim, a instituição apela à utilização responsável dos serviços de urgência, recomendando que sejam procurados apenas em situações de gravidade.

A ULS Médio Tejo continuará a atualizar a população através dos seus canais oficiais e em colaboração com os meios de comunicação social locais e regionais.

PUB