A 𝐔𝐧𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐋𝐨𝐜𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐝𝐨 𝐌𝐞́𝐝𝐢𝐨 𝐓𝐞𝐣𝐨 (𝐔𝐋𝐒 𝐌𝐞́𝐝𝐢𝐨 𝐓𝐞𝐣𝐨) 𝐯𝐚𝐢 𝐜𝐨𝐥𝐨𝐜𝐚𝐫 𝐞𝐦 𝐜𝐢𝐫𝐜𝐮𝐥𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨, 𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐫 𝐝𝐞 𝐟𝐞𝐯𝐞𝐫𝐞𝐢𝐫𝐨, 𝐝𝐮𝐚𝐬 𝐮𝐧𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐬 𝐦𝐨́𝐯𝐞𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝐬𝐚𝐮́𝐝𝐞, que irão percorrer as estradas do Médio Tejo para levar cuidados de enfermagem, tratamentos e telemedicina às populações de sete concelhos: Abrantes, Alcanena, Mação, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila de Rei.
Esta nova resposta de cuidados de saúde de proximidade dirige-se às populações que vivem em zonas mais afastadas, com menor densidade populacional e maiores dificuldades de acesso aos serviços de saúde, levando os cuidados até junto das pessoas, nas localidades onde vivem.
As unidades móveis da ULS Médio Tejo são carrinhas adaptadas para levar cuidados de saúde primários até junto das pessoas. Financiadas no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, estas carrinhas dispõem de espaço para atendimento clínico e para a realização de tratamentos, estando equipadas com o material necessário para a prestação de cuidados de enfermagem.
Pensadas para responder às necessidades da população, as unidades garantem condições de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e estão ligadas aos sistemas informáticos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), permitindo o registo da atividade clínica e a continuidade dos cuidados.
A atividade destas unidades estará centrada, sobretudo, nos cuidados de enfermagem, incluindo o acompanhamento de pessoas com doença crónica, a realização de tratamentos, a vacinação, o apoio à correta toma da medicação, a identificação e acompanhamento de pessoas em situação de dependência, a promoção da literacia em saúde e a realização de rastreios.
Numa fase inicial, as unidades móveis terão uma programação regular por concelho, definida em articulação com os Cuidados de Saúde Primários.




















