PUB

A criação de novas empresas em abril abrandou face aos meses anteriores. No quarto mês do ano, foram criadas no distrito de Santarém 83 novas empresas, substancialmente menos que as 120 criadas no mês anterior.

Na análise mensal às empresas criadas no distrito de Santarém, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, verificou que foram criadas em abril 83 empresas, menos 37 do que no mês anterior e menos 17 do que em igual período do ano passado.

PUB

Quanto aos concelhos que mais empresas criaram em abril, mantêm-se os lugares cimeiros da tabela para Santarém, com a criação de 14 sociedades, e para Ourém, com a criação de 11. Abrantes surge em 3.º lugar, com 9 empresas criadas. Curiosamente, o pódio de abril de 2019 é igual ao de abril de 2018: o ano passado também Santarém foi o campeão quanto à criação de empresas (18 empresas), seguindo-se Ourém (13) e Abrantes (9).

Os concelhos de Benavente e Cartaxo criaram 6 empresas em cada território, sendo que Rio Maior, Tomar e Entroncamento criaram 5 empresas em cada um dos concelhos. Com 3 empresas criadas em cada concelho, seguem-se Alcanena, Almeirim, Salvaterra de Magos e Torres Novas. Alpiarça, Coruche, Chamusca e Golegã criaram em abril, duas sociedades em cada concelho. Em Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha nasceu apenas uma empresa em cada território, no período analisado. Constância, Mação e Sardoal não apresentaram criação de empresas em abril.

Das 83 sociedades criadas em abril no distrito, destaque para o Comércio a retalho (8), Agricultura e produção animal combinadas (5), Comércio por grosso de materiais de construção (5), Construção de edifícios (5), Atividades de medicina (4), Outras atividades de consultoria para os negócios e a gestão (4), Atividades de consultoria em informática (3) e Compra e venda de bens imobiliários (3).

Quanto ao sexo dos promotores dos investimentos, continua a predominar o sexo masculino. Os homens criaram, em abril, 55 empresas (66%) e as mulheres, 28 (34%).

PUB