PUB

A Casa Mendes Gonçalves, sediada na Golegã, desenvolveu ao longo dos últimos meses um projeto de valorização de fardamento em fim de vida, em parceria com a empresa J. Gomes, que permitiu reciclar 126 quilos de têxtil. Desta primeira fase resultaram 570 pares de meias, produzidas com fio 100% reciclado e fabricadas em Portugal.

PUB

O processo consistiu na transformação de peças como calças, camisolas polares, t-shirts, batas e macacões em novo fio, dando origem a meias totalmente recicladas. A iniciativa insere-se numa lógica de economia circular, demonstrando como resíduos podem ser reaproveitados para criar produtos úteis e de qualidade.

As meias foram incluídas nos cabazes de Natal entregues aos mais de 400 colaboradores da empresa e distribuídas também a instituições locais, nomeadamente a Casa do Povo do Pombalinho, a Santa Casa da Misericórdia da Azinhaga e a Santa Casa da Misericórdia da Golegã, beneficiando cerca de 80 utentes.

Segundo Gabriela Rodrigues, responsável pelo Departamento de Sustentabilidade, a Casa Mendes Gonçalves pretende continuar a apostar em práticas ambientais e sociais que reduzam a pegada de carbono e promovam a reutilização de materiais. O projeto terá continuidade nos próximos anos, prevendo-se que os materiais resultantes da reciclagem revertam para causas sociais.

PUB