Os militares são oriundos de cinco países e participam no exercício militar Orion, em Santa Margarida (Constância) até dia 16 de maio.
Esta é a primeira vez que Portugal comanda esta força multinacional de reação rápida da União Europeia, sendo um marco histórico para o Exército Português.
Mais de 1.700 militares de Portugal, França, Itália, Roménia e Espanha estão a participar no exercício, o Orion25, para certificar uma força multinacional de reação rápida da União Europeia (EUBG).
Este é o maior exercício terrestre da força europeia e visa testar a integração e interoperabilidade das tropas para missões de estabilização e resposta a crises em ambientes não permissivos.
Portugal, através da Brigada Mecanizada, assume pela primeira vez o comando do EUBG, sendo este exercício um marco histórico. Além do Campo Militar de Santa Margarida, o treino envolve também áreas urbanas próximas. A força, composta por elementos das três áreas militares (Exército, Marinha e Força Aérea), entrará em prontidão inicial em julho de 2025 e total em janeiro de 2026. No dia 15 de maio haverá uma demonstração de capacidades e um exercício com fogo real.