PUB

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) informa em comunicado que as autoridades locais de Saúde Pública decretaram esta terça-feira, 14 de janeiro, um “alerta amarelo” de saúde pública, devido à previsão de descida das temperaturas nos próximos dias, nos concelhos da área geográfica da ULS Médio Tejo.

Face a esta situação, é essencial a participação ativa de toda a comunidade na prevenção dos efeitos prejudiciais do frio durante os próximos dias, em especial nos grupos mais suscetíveis: idosos, portadores de doença crónica, crianças, trabalhadores que realizam a sua atividade ao ar livre. Estes devem permanecer afastados do frio, ficando em lugares com temperatura amena durante os períodos mais frios do dia.

PUB

Para manter o corpo quente recomenda-se a utilização de luvas, cachecol, gorro/chapéu, calçado e roupa quente, utilizando várias camadas de roupa.

A utilização de lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás, exige ventilação das divisões da casa – a acumulação de gases pode causar intoxicação ou morte. A ventilação dos espaços interiores, abrindo as janelas, é também recomendada para a sua saúde, aconselhando-se que a mesma seja efetuada nos períodos menos frios do dia.

Muito importante durante o frio é a hidratação – deve reforçar-se a ingestão de líquidos (chás, sopas ou água) e oferecê-los aos idosos e crianças.

O frio pode também levar à criação e acumulação de gelo, o que pode causar acidentes e quedas.

A vigilância, contacto e atenção aos outros, sobretudo os mais vulneráveis, como vizinhos idosos que vivem sozinhos ou estão mais isolados, é um imperativo cívico.

Em caso de doença deve sempre ligar primeiro para o SNS24 (808 24 24 24), uma linha telefónica gratuita, disponível 24 horas. Em emergências, o contacto deverá ser realizado diretamente para o 112. Nunca se desloque a uma urgência sem encaminhamento da linha SNS24 ou do seu médico assistente.

PUB