PUB

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) anunciou que a utilização dos transportes públicos na região de abrangência da mesma será gratuita para estudantes até aos 23 anos. Mas o objetivo é que sejam gratuitos para toda a população

Os passes estarão disponíveis em duas modalidades, sub 18+TP e estudantes sub 23+TP e o objetivo é maior, anunciou Manuel Jorge Valamatos, presidente da CIMT. O “Passe Gratuito Jovem Estudantes Rede Médio Tejo – Passe meio Jovem” vai poder ser utilizado treze concelhos da comunidade intermunicipal e entra em vigor no dia 1 de abril. O passe aplica-se a jovens com idades entre os 4 e 18 anos e estudantes dos 19 aos 23 anos. Para estes últimos é necessário que estejam inscritos numa instituição de ensino nacional.

PUB

Já os jovens dos 4 aos 18 anos basta frequentar o ensino obrigatório e apenas têm de apresentar um cartão de identificação ao operador de transportes com o qual comprove a idade e outros dados de identificação constantes de um requerimento de adesão. Na outra modalidade, dos 19 aos 23 anos, é igualmente necessária a apresentação do cartão de identificação bem como outros dados do requerimento de adesão ao novo passe e ainda provar que são estudantes. Passam a estar abrangidos os estudantes inscritos em cursos médios, profissionais ou cursos com ciclo de estudos integrado.

Esta nova medida vem acompanhada de uma novidade, um autocarro movido a hidrogénio experimental.

O passe será válido para quaisquer deslocações realizadas nos serviços de transporte público rodoviário urbanos, municipais e intermunicipais da Concessão do Serviço Público de Transporte de Passageiros do Médio Tejo.

O treze concelhos abrangidos pela CIMT são Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Torres Novas, Tomar, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

PUB