Foto CMA
PUB

De Abrantes, partiu um camião cheio de solidariedade abrantina com 24 toneladas de apoio humanitário para o povo ucraniano.

Com destino a Lublin, cidade polaca junto à fronteira com a Ucrânia, este camião leva como carga bens de primeira necessidade doados pela comunidade abrantina no âmbito da campanha que decorreu entre os dias 4 e 18 de março e que contou com o apoio das Juntas de Freguesia, Delegação de Abrantes da Cruz Vermelha e Bombeiros de Abrantes.

PUB

Dentro de três dias, o camião com os alimentos não perecíveis, produtos de higiene para adultos e crianças, medicamentos, material de primeiros socorros, roupas quentes e comida para animais, entre outros bens, deverá chegar à cidade polaca de Lublin e será descarregado no armazém da associação humanitária IHRC – Internacional Human Rights Commission, em articulação com a Embaixada Portuguesa na Polónia.

Foto CMA

A Câmara Municipal de Abrantes expressou a sua “gratidão a todos os que contribuíram para a recolha de bens para as vítimas da guerra na Ucrânia e a todas as entidades, empresas, instituições e funcionários que se envolveram nesta missão”.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Abrantes tem disponível desde o início deste mês de março o Gabinete de Apoio ao povo ucraniano que tem como objetivo acolher e integrar as pessoas provenientes deste país, bem como prestar apoio ao nível do alojamento, alimentação saúde, educação e todas as questões relacionadas com a empregabilidade. Este gabinete está sediado no Serviço de Ação Social da Câmara Municipal, na Rua Manuel Constâncio, conta com a colaboração de um profissional Luso-Ucraniano, bem como de técnicos de ação social do Município, e está disponível através do telefone 967 426 700 ou do e-mail abrantesunidapelaucrania@cm-abrantes.pt .

Em colaboração com as diferentes organizações e instituições concelhias, o Município de Abrantes irá continuar a prestar as respostas necessárias para integrar os cidadãos ucranianos que cheguem ao concelho. Refira-se que, até ao momento, já estão 10 alunos ucranianos matriculados nas escolas dos agrupamentos Nº1 e Nº2 de Abrantes.

A vigília pela paz na Ucrânia, realizado no passado dia 16 de março, na Praça Raimundo Soares, em Abrantes, numa iniciativa conjunta das Paróquias do Concelho de Abrantes e do Município, foram angariados no peditório da eucaristia cerca de 1200 euros que serão para apoiar as famílias de refugiados ucranianos que se encontram no concelho.

PUB