A construção do sistema de esgotos das Limeiras, concelho de Vila Nova da Barquinha, vai arrancar na próxima semana. Teve lugar esta segunda-feira, dia 31, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de consignação da empreitada de construção do sistema de drenagem de águas residuais domésticas para as localidades de Matos e Limeiras, na freguesia de Praia do Ribatejo.
A obra a executar através da empresa intermunicipal Tejo Ambiente, foi adjudicada à empresa Lusosicó, pelo valor de 1.148.000,00€ e deverá começar no início de fevereiro, com um prazo de execução de 240 dias (8 meses).
Uma das carências identificadas do concelho em termos ambientais está prestes a ser solucionada, com um total de 281 alojamentos abrangidos pela intervenção. Este novo sistema ficará ligado à rede de Madeiras, que por sua vez ligará ao sistema de Praia do Ribatejo, com o tratamento do respetivo efluente na instalação de tratamento associada a este sistema de drenagem (ETAR de Praia do Ribatejo).
Na cerimónia de consignação, em que marcaram presença os responsáveis da Tejo Ambiente, autarcas e empreiteiro, Fernando Freire, Presidente da Câmara Municipal, congratulou-se com “a resolução de um problema social e ambiental. Depois de concluída a zona norte da freguesia da Praia, nas povoações de Portela das Laranjeiras, Laranjeira, Casal dos Pintainhos, Casal Jacinto, Vale Poços, Fonte Santa e Madeiras, em 2020, com a ligação à ETAR da Praia do Ribatejo, com esta obra nas localidades de Limeiras e Matos, ficamos com a zona norte da freguesia da Praia do Ribatejo quase toda coberta com saneamento básico. Com esta empreitada o município fica com uma taxa de cobertura 97%. Dotar concelho com uma rede eficaz de saneamento básico tem sido uma prioridade deste Executivo que pensa avançar, já no próximo ano, para a zona norte da Atalaia”, referiu.




















