Dia 1 de junho é o Dia da Criança. Data comemorativa escolhida por Portugal para, anualmente, homenagear as nossas Crianças.

Com a aprovação da Declaração dos Direitos da Criança em 1959 e posteriormente, em 1989, com a Convenção dos Direitos da Criança (ratificada em Portugal, a 21 de setembro de 1990), esta efeméride ganhou maior visibilidade, tendo sido assinalada pela primeira vez em 1950, por iniciativa da Nações Unidas.

PUB

O objetivo era chamar a atenção para os problemas que as crianças, então, enfrentavam.

Hoje, passados tantos anos, os problemas que as nossas crianças enfrentam são semelhantes. Diferentes na época, nas vivências, nas famílias em que se enquadram, nas escolas que frequentam… diferentes no seu ser, mas sempre crianças.

Vulneráveis, dependentes, frágeis, sujeitos aos perigos de um mundo que se quer saudável, seguro, protetor dos seus interesses e direitos.

As Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) surgiram com esse desígnio: proteger as Crianças e Jovens dos perigos que enfrentam e condicionam o seu normal desenvolvimento.

Como tal, o Dia da Criança, não poderia passar despercebido e sem uma ação que nos ajudasse a sensibilizar TODOS para o seu sentido.

Com o propósito de ajudar também, as crianças, a conhecer os seus direitos, envolvemo-las, através do desenho, na construção de um livro de fácil compreensão de alguns dos direitos mais fundamentais.

O desafio lançado já no ano letivo 2018/2019, a alguns alunos do nosso Agrupamento de Escolas, ganhou agora vida.

E, porque onde há vontade não falta caminho, não estivemos sós nesta caminhada.

Com o patrocínio da Câmara Municipal do Entroncamento e das Juntas de Freguesia (Nossa Senhora de Fátima e S. João Batista) foi possível concretizar este projeto. A todos o nosso Bem Haja.

A todas as crianças do nível Pré-escolar e do Primeiro Ciclo do Ensino Básico de todo o Concelho que receberam o livro: desfrutem, partilhem, estejam atentos. A CPCJ DO Entroncamento agradece. Porque… tal como escrito nalgumas T-Shirts hoje vestidas por algumas crianças, “Ser Criança é a melhor aventura até agora”.

CPCJ – Entroncamento

PUB