Ao aproximar-se a data da grande Peregrinação Aniversária de Maio no Santuário da Cova da Iria, a Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém reforça o pedido à população para que este ano fique em casa e não peregrine até Fátima, de carro ou a pé, nos dias 12 e 13 de maio.
“Apesar do levantamento do Estado de Emergência, o Governo declarou a situação de Calamidade Pública. O momento de desconfinamento gradual que vivemos não diminuiu o risco de contágio nem o dever de adoção de comportamentos de segurança por parte dos cidadãos. Sair de casa e percorrer vários quilómetros, a pé ou de carro, é um comportamento de risco. Além disso, não serão instalados os dispositivos habituais de apoio aos peregrinos de Fátima, nos pontos dos percursos que tradicionalmente são seguidos. Pela saúde de cada um e pela saúde de todos, o único comportamento responsável é permanecer em casa”, apela a Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém.
Nos próximos dias, que antecedem esta importante celebração religiosa que decorrerá no Santuário de Fátima sem peregrinos, as forças de segurança – Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública, em diversos pontos do país, estarão no terreno para esclarecer e informar pedagogicamente os eventuais peregrinos que insistam em fazer-se à estrada e peregrinar até Fátima.
“O momento que atravessamos obriga a uma grande responsabilidade cívica e social. É imperativo que não se coloque em risco o que foi conseguido, com comportamentos que potenciam o ajuntamento de pessoas e a eventual transmissão do novo Coronavírus SARS_COV2. Por isto, a Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém reforça o pedido para que cada um adie a sua peregrinação para quando for seguro para todos: este ano faça a sua peregrinação em casa e a partir de casa, seguindo a transmissão das celebrações religiosas de Fátima através dos meios de comunicação social e digital”.















