PUB

Os Dias de Thomar estão de regresso, entre 13 de Fevereiro e 8 de Março, assinalando duas das mais importantes datas históricas do concelho: a elevação a cidade em 1844 e a fundação do castelo em 1160. Como é habitual, este período, para além das cerimónias oficiais do dia da cidade, será marcado por um conjunto significativo de iniciativas de ordem cultural, desportiva, escolar e social.

O ponto alto será, como é hábito, no dia 1 de Março, que este ano calha a um domingo, com o hastear das bandeiras e deposição de flores na estátua de D. Gualdim Pais pelas 10 horas da manhã, seguindo-se, às 11, a sessão solene da Assembleia Municipal no Cine-Teatro Paraíso, que inclui a homenagem a pessoas e instituições com um papel relevante para o concelho.

PUB

Este ano serão distinguidos com a Medalha de Honra do Município quatro personalidades: Maria João da Graça Lima Morais, Eugénio Manuel Carvalho Pina de Almeida, Manuel Augusto Baptista da Conceição e Luiz Maria Pedrosa dos Santos Graça.

A Medalha Municipal de Valor e Altruísmo (grau ouro) será atribuída a António Rosa Dias e Rui Manuel Dias da Costa.

Com a Medalha Municipal de Mérito (grau ouro) serão agraciados Ápio Cláudio Matos Sottomayor, Urbano David Tavares Antunes Rei, Augusto Bento Moucho, António Jacinto Ferreira, António Manuel Gomes Branco, Manuel Silva Marques de Brito, Tuna Templária, Agrupamento de Escuteiros 44, Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira, Doçaria Estrelas de Tomar e João António Godinho Granada.

A Medalha Municipal de Valor Desportivo (grau ouro) será atribuída a Carolina Silva Feliz.

Estas homenagens vão ainda ser submetidas à apreciação do executivo da Câmara Municipal.

 

Este dia contará ainda com a cerimónia comemorativa do aniversário dos Bombeiros Municipais de Tomar, às 16 horas no quartel e com um concerto pela Orquestra Sinfónica de Thomar, pelas 18 horas no Cine-Teatro Paraíso.

Mas os Dias de Thomar começam já a 13 de Fevereiro com a apresentação nas escolas do livro “Imagina um Tesouro”, destinado aos alunos do 2º ciclo. Nessa mesma data, 17 espaços de restauração e cafetaria do concelho dão início ao Tomar à Prova, rota de tapas e petiscos que se prolonga até 1 de Março.

O dia seguinte, 14, é dedicado aos enamorados e estes podem juntar aos petiscos os risos com o espetáculo “Neverending Tour” de Eduardo Madeira e Manuel Marques, às 21h30 no Cine-Teatro Paraíso.

No sábado, 15, a Tenda do Mercado Municipal recebe das 10 às 17 horas o XXI Encontro Nacional de Colecionadores, enquanto no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar decorre das 8 às 21 o V Toneca Acro Cup, torneio de ginástica acrobática que se prolonga por domingo no mesmo horário.

O desporto volta a marcar presença no programa no fim-de-semana seguinte, também no Pavilhão, das 9h30 às 19h00, com a realização do Campeonato Distrital de Duplo Mini-Trampolim, mas também no dia 27, pelas 17h30, com a inauguração do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tomar, sedeado igualmente naquele local.

29 de Fevereiro é um dia que merece celebração especial, pela sua raridade, e isso mesmo acontecerá nesse sábado, em que o Complexo Cultural da Levada abre as portas às 15 horas para o lançamento do livro infantil “Tomar e os Templários” de Carlos Trincão antes de, duas horas depois, ali ser inaugurado o espaço museológico da Central Elétrica de Tomar. Este espaço será depois visitável durante o dia seguinte, 1 de Março, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas.

Mas ainda a 29 a noite será de festa com muita música. É mais uma das Noites na Tenda com “About the 90’s” a bombar das 22h30 às 4 da manhã.

Do 1 de Março já falámos. Resta o programa do derradeiro fim-de-semana, com três iniciativas diversificadas: no sábado, 7, das 9 às 18 horas, o II Torneio do Jogo do Pau Português (no Pavilhão D. Nuno Álvares Pereira); nesse mesmo dia entre as 15 e as 19, a Rota das Adegas nos espaços aderentes do concelho; e no domingo, 8, a partir das 9h30 da manhã, com partida para as diferentes categorias na Praça da República, a rainha das provas de atletismo tomarenses, 3 Léguas do Nabão.

PUB