Back Then. É este o nome do projeto que venceu esta sexta-feira o Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo de 2019, na 5ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal, uma iniciativa inédita no nosso país de apoio ao desenvolvimento de videojogos, que desafia estúdios portugueses a apresentarem os seus projetos para PlayStation 4.
O projeto é de Rúben Pereira, o jovem criador de videojogos do Entroncamento, e da sua equipa Outriders, um grupo de amigos que estudaram na Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC), que terão agora a oportunidade de ver o seu jogo publicado para a PlayStation 4, que ultrapassou recentemente os 106 milhões de unidades vendidas.

O Prémio de Melhor Jogo de 2019 foi entregue aos responsáveis pelo desenvolvimento de Back Then, pelas mãos da Diretora Geral da PlayStation Ibéria, Grécia, Mediterrâneo e Balcãs, Liliana Laporte, e pelo Diretor de Marketing da PlayStation Ibéria, Grécia, Mediterrâneo e Balcãs, Jorge Huguet, numa cerimónia que decorreu no espaço Suspenso, em Lisboa.
Para além da oportunidade de ver o seu jogo publicado para a PlayStation 4, que já vendeu mais de 106 milhões de unidades em todo o mundo, importa realçar que o vencedor do Prémio PlayStation Talents para Melhor Título de 2019 em Portugal, terá ainda acesso a um prémio monetário no valor de 10.000€ para apoiar o financiamento do desenvolvimento do videojogo, a kits de desenvolvimento PS4, a um espaço físico para trabalhar durante 10 meses em Lisboa, e também a uma campanha promocional nos canais próprios da PlayStation no valor de 50.000€.
Back Then é um jogo narrativo de exploração na primeira pessoa, onde a ação decorre num lar de idosos e se vive a história através dos olhos de um doente de Alzheimer numa cadeira de rodas.
De salientar que, para além do Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo de 2019, Back Then venceu ainda o Prémio PlayStation Talents Especial Games for Good, que foi entregue aos elementos do Outriders & RP Studios pelas mãos de Bruno Silva, professor no IADE, Faculdade de Design, Tecnologias e Comunicação da Universidade Europeia. O Prémio PlayStation® Talents Especial Games for Good, que foi atribuído este ano pela primeira vez, é o resultado de uma parceria com o evento criado e organizado pelo IADE, e premiou o jogo finalista que melhor incorporou temáticas de responsabilidade social no seu conceito, contribuindo para um diálogo aberto sobre problemas reais da nossa sociedade e do nosso mundo.
Durante a cerimónia de entrega de prémios, que foi apresentada pelo ator Diogo Valsassina, foram também conhecidos os vencedores das categorias de Melhor Jogo Infantil, Melhor Arte, Jogo Mais Inovador, Melhor Narrativa, Melhor Jogo para a Imprensa e Melhor Utilização das Plataformas PlayStation.
In “https://canoticias.pt/back-then-vence-5a-edicao-dos-premios-playstation-talents-em-portugal/”