O projeto Ambientolix do Município de Tomar, resultado da candidatura ao Fundo Ambiental no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 (ENEA2020) – Re-Educa: Educar para uma economia circular, apresenta-se como um dos 13 projetos aprovados dos 147 submetidos a nível nacional.

O mesmo tem por objetivo estratégico contribuir para uma cidadania ativa e informada no domínio do desenvolvimento sustentável, de modo a fomentar a adoção de comportamentos ambientalmente mais conscientes e responsáveis. Os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico ocuparão lugar de destaque neste projeto que se pretende multidisciplinar e disseminador da mensagem junto da na comunidade local.

PUB

Neste contexto, serão distribuídos kits por todos os alunos do 1.º ciclo do concelho de Tomar, composto por escova de dentes, caneca e lancheira feitos com 50% fibra de bambu e 50% polipropileno, caixa-estojo com borracha, 3 lápis, afiadeira e régua em madeira, um caderno de apontamentos em material reciclado e termo em alumínio.

Este projeto comtempla igualmente jogos de tabuleiro com pergunta-resposta e desafios que abordam as diferentes temáticas ambientais, tais como água, energia, resíduos, alterações climáticas, biodiversidade, geodiversidade, floresta, entre outros, assim como peças de divulgação (rollup´s e cartazes), equipamento informático para atividades do CISA (Centro de Interpretação e Sensibilização Ambiental de Tomar), filme explicativo e educativo na temática da economia circular e uma plataforma online.

PUB