A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém encerrou no dia 12 de junho a edição 2018/2019 do projeto EmpCriança – Empreender no Ensino Básico. Ao todo, estiveram no CNEMA em Santarém, 278 crianças a apresentar a sua mini-empresa.

A sessão de encerramento deste projeto de empreendedorismo escolar integrou o programa da FERSANT – Feira Empresarial da região de Santarém, que de facto dedicou o dia 12 de manhã, aos mais pequenos.

Ao todo, estiveram presentes 278 alunos de 10 escolas, que ao longo deste ano letivo trabalharam com a NERSANT e os professores acreditados para o efeito, conceitos associados ao empreendedorismo e à criação de empresas, sendo que cada turma participante foi incitada a organizar-se em grupos de trabalho para o desenvolvimento de um mini projeto empresarial.

Uma por escola, essas mini empresas apresentaram-se na sessão de encerramento, com os alunos a dar provas de que sabem, agora, que tipos de empresas e setores de atividade existem, o que é o lucro e o marketing, mas, essencialmente, que estas são essenciais para integrar trabalhadores, que dão às famílias a rentabilidade necessária para viverem.

Apresentadas as mini empresas, perante uma equipa de empreendedorismo da NERSANT e um grupo de professores orgulhosos, a associação empresarial conferiu a cada grupo participante, o seu diploma de participação.

De referir que o empreendedorismo escolar é um projeto da NERSANT disponível para as escolas que pretendam aderir aos mesmos e que consistem no desenvolvimento de competências relacionadas com o empreendedorismo e a criação de empresas. Está disponível para o Ensino Básico, com o EmpCriança, para o 2.º e 3.º ciclo, com o Empreender Jovem, e para o Ensino Secundário, com o EmpreEscola.

As escolas interessadas em aderir no próximo ano devem abordar a NERSANT através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.