Depois do sucesso do IV Encontro, marcado pela cultura material e caracterizando o Ribatejo, surge outro ângulo de observação da mesma região: território, gentes e cultura. A 5.º edição do Encontro da Cultura Popular do Ribatejo, que se realiza no dia 28 de junho, vai abordar “a imaterialidade que reconhece e recria a imagem da Região ribatejana preservando a identidade que é tarefa de todos os tempos. Este tempo é nossa pertença”.
O Fórum Ribatejo, que organiza o encontro em parceria com o município barquinhense, pensa que “o Ribatejo continua a fazer sentido (e daí desenvolver uma ação continuada de atividade cultural integrada e âmbito regional alargado) embora a Administração não lhe reconheça a unidade nem forma.. Por isso tem vindo a desenvolver um conjunto de ações com vista a aprofundar o conhecimento e mesmo a investigação sobre quem somos e como somos”.
“Entre essas ações, merecem particular atenção os Encontros da Cultura Popular do Ribatejo, de que apresentamos a V edição e de que estão editados os respectivos Livros de Actas”.
Olhar com interesse e rigor para a cultura popular é o principal objetivo deste projeto. O V Encontro da Cultura Popular do Ribatejo tem como tema a Cultura Imaterial, nas suas variadas vertentes, principalmente naquelas áreas em que a situação atual se relaciona com a problemática da salvaguarda e suas particularidades.
Para mais informações e reserva de lugar os interessados podem contactar o número 249 720 358 ou reservas@cm-vnbarquinha.pt.















