A Secção de Veteranos do Clube Desportivo de Torres Novas (CDTN), deslocou-se no passado sábado dia 9 de abril à capital do nosso País e à freguesia dos Olivais, para disputar uma partida de futebol, do calendário de veteranos, com a Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais (ADCEO).
A equipa dos veteranos de Torres Novas reuniu junto à escola de polícia local e como habitualmente nas suas deslocações para fora da cidade a viagem foi realizada de autocarro. Durante a viagem o Treinador “João Oliveira” aproveitou para transmitir algumas indicações à equipa e aos novos reforços, que aumentaram a motivação e concentração.
Neste jogo que teve início pelas 18 horas locais, entre duas equipas que bem se conhecem e que tinham empatado no seu último encontro por 5 igual, a equipa forasteira tomou a iniciativa do jogo e desde o primeiro minuto, foi sempre mais perigosa e dominante, com varias oportunidades a provocarem algumas defesas do guarda redes da ACDEO.
O guarda redes Rufino da equipa do CDTN teve duas intervenções aos minutos, 26 e 35 a remates de fora da área, mas que dominou com facilidade e com a habitual segurança.
Nos últimos 5 minutos do 1º tempo, ocorreu um lance que marcou o jogo e que levantou muitas dúvidas a todos os que assistiam a esta animada partida. No seguimento de uma jogada pela direita da equipa da casa, com um jogador a tentar um pontapé de bicicleta e a bola a sobrar para outro avançado que vinha de fora do campo e da linha final, acabou por chutar à baliza, tendo a bola acabado por embater no braço do nosso jogador “Paulo Faria”.
O arbitro e o fiscal de linha, que estavam um pouco atrasados na sua colocação em campo, acabaram por marcar a falta pelo embate da bola no braço, mas quanto ao fora de jogo que era por demais evidente nada sancionaram!
A grande penalidade bem executada acabaria por alterar o marcador e levar o resultado para o intervalo com 1-0 para a equipa da ACDEO.
Este sentimento de injustiça pelo resultado verificado ao intervalo, levou a um cerrar dos dentes da equipa de Torres Novas e as substituições de jogadores bem realizadas pela equipa técnica, refrescaram o ataque e levaram a um domínio avassalador desta equipa na 2ª parte.
As jogadas e o pressing iam-se sucedendo.
Ao minuto 15` um lançamento para a área a desmarcar “André Pires”, que não fez o gosto ao pé porque surgiu um jogador adversário a cortar no último minuto, já à entrada da área!
Era um sufoco enorme por parte dos Veteranos de Torres Novas e ao minuto 22` um grande passe de “Adelino” por cima da defesa adversária, acaba por descobrir novamente “André Pires” que com grande qualidade técnica finta o guarda redes da equipa dos Olivais e empata o desafio a 1-1.
O domínio da equipa dos amarelos era cada vez mais evidente e difícil de contrariar, ao minuto 35` nova grande jogada, agora pelo lado esquerdo do ataque, com “Samuel Sousa” a desmarcar-se em velocidade para a área contrária e a rematar com o seu pé direito para a defesa da tarde do guarda redes da equipa local.
Logo de seguida, André David, com nova ocasião após um canto da equipa do CDTN, remata de angulo difícil por cima da defesa adversária e vê o esférico passar junto ao poste mais afastado, no que seria um golo de belo efeito!
O grande controlo e domínio que o jogo estava a ter “motivou” a equipa de arbitragem chefiada por “Paulo Castro”, a terminar o jogo de imediato a pelo menos 3 minutos do tempo regulamentar para garantir uma distribuição de golos entre as equipas.
A terceira parte deste encontro desportivo e gastronómico, ficou marcado por um bonito gesto de “Torres”, que ofereceu uma camisola sua autografada ao nosso treinador “João Oliveira” do tempo em que ambos jogavam na equipa principal, para ser guardada no espolio do Clube Desportivo de Torres Novas.
A Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais apresentou os seguintes jogadores e equipa técnica:
“Graça, Toninho, Cunha, Xanadu, Jójo, Jorge Escada (Capitão), André, Santos, Hélder, Carlos, Carlos André, Jorge Henrique, Marinho, Serra, Rogério, Fonseca, Denilson, Nascimento, Fialho, Torres e Rui”.
Enquanto, a Secção de Veteranos do Clube Desportivo de Torres Novas apresentou os seguintes jogadores e elementos da equipa técnica:
“Rufino, Marco, João Oliveira (Treinador), Samuel Sousa, André Pires, Joaquim Gomes, Paulo Faria, Aires Barreto, António Pedro, Mauro, Jorgita, Adelino, Pinto, Gonçalo Leal, André David, José Pimenta, Casquilha, Martinho, Sequeira”.













