PUB

34ª edição do Triatlo de Oeiras, como sempre uma grande festa do triatlo na bonita praia da Torre, este ano ainda com todas as restrições pandémicas, mas mesmo assim a permitir uma bonita manhã em que participaram cerca de 600 triatletas de todas as idades.

Na primeira partida do dia tivemos a discussão no masculino do Campeonato Nacional Individual de Triatlo Sprint, e simultaneamente Campeonato Nacional de Juniores. Miguel Arraiolos era o líder dos mais novos, ele já mais direcionado para as distâncias longas em que na semana anterior se sagrou vice-campeão nacional de duatlo longo. O nosso olímpico esteve, porém, em destaque, e alcançou mesmo a 7ª posição absoluta, com o segundo melhor parcial de atletismo, em que integrou até a meta a discussão pelo 4º lugar, e dado que desde a saída da natação se isolou um trio que não mais permitiu a aproximação dos restantes atletas.

PUB

Alexandre Silva vinha na discussão do escalão de juniores, integrado no mesmo grupo de Miguel Arraiolos, mas uma penalização de 10´´ arredou-o para fora do sprint final, alcançando ainda assim a medalha de bronze e o tão ambicionado apuramento europeu.

Um pouco mais atrás vinha o cadete Gabriel Santos, que participou também neste campeonato de elites e juniores, e realizou uma excelente prestação, sendo segundo no seu escalão.

António Barata, que se sagrou campeão nacional de duatlo longo na semana anterior, acusou ainda algum cansaço, mas realizou ainda assim uma boa prestação.

Na prova feminina Vera Vilaça foi a primeira atleta a sair da natação, com um ligeiro avanço para Maria Tomé (Olímpico de Oeiras), e este duo conseguiu dilatar para um avanço de quase 3 min durante o segmento de ciclismo. Maria Tomé viria depois a impor um ritmo que Vera Vilaça não conseguiu seguir, alcançando a nossa campeã nacional de triatlo olímpico de 2020 a segunda posição, e juntando este vice-campeonato a sua tão recheada carreira.

Nas juniores Beatriz Pinto integrou o segundo grupo de perseguição ao duo da frente, e durante o segmento de atletismo conseguiu impor-se com um bom parcial, vencendo o seu escalão, o seu primeiro título no escalão de juniores, numa atleta também ela medalhada em praticamente todos os escalões jovens.

Na última prova do dia, o Campeonato Nacional de Grupos de Idade, participaram vários jovens do Sport Lisboa e Benfica e também Nuno Laurentino (45-49 anos).

Luísa Miranda foi a atleta em maior destaque, sendo mesmo a 3ª feminina a cortar a linha de chegada, e vencendo o seu escalão de cadetes em que Catarina Moutinho foi 3ª e Ana Francisca Moreira 5ª. Nos rapazes e também no escalão de cadetes, Pedro Carvalho foi 3º, Tiago Margarido 6º, Tomás Prudêncio 8º e Miguel Neves 21º. Nuno Laurentino, ex-nadador olímpico e sempre uma presença no triatlo de Oeiras, foi 17º no escalão de 45-49 anos.

PUB