Foto Sec. Triatlo SLB
PUB

A Entroncamentense Cassilda Carvalho sagrou-se campeã nacional de cadetes em Abrantes e Diogo Tomé e Rafaela Silva venceram em juniores, com Gabriel Santos a ser 2º classificado também neste escalão. Coletivamente o Sport Lisboa e Benfica (com a equipa composta apenas por jovens da formação) alcançou a 2ª posição em femininos e a 3ª em masculinos.

Realizou-se este domingo, mais uma etapa da Taça de Portugal de Triatlo 2022, prova em que o Sport Lisboa e Benfica participa apenas com os jovens da formação, não deixando porém de alcançar a 2ª posição coletiva em femininos, e a escassos segundos da equipa vencedora, com a equipa masculina a ficar na 3ª posição.

PUB

Dos jovens entroncamentenses destaque mais uma vez para Cassilda Carvalho, que, a faltar ainda uma etapa do campeonato nacional de cadetes, alcançou desde já o título, com duas vitórias em outras tantas etapas do campeonato. Cassilda Carvalho, que iniciou esta época a sua carreira internacional, e participa já este próximo fim de semana na Taça da Europa de Tiszjauvarus (HUN), é uma jovem que se tem sagrado campeã nacional em todos os escalões desde que iniciou a modalidade. Em Abrantes, Cassilda venceu nos cadetes, ela que, e sendo ainda muito jovem, no seu primeiro ano neste escalão entre os mais velhos, foi mesmo a primeira atleta a sair da natação e alcançou a 5ª posição absoluta com uma excelente prova. No sector feminino a equipa benfiquista esteve aliás em excelente nível, com Rafaela Silva a vencer o escalão de juniores e Luísa Miranda a fechar a equipa na 2ª posição coletiva, a escassos segundos da equipa vencedora, ela também com excelente prestação, a ser 6ª nas cadetes e 14ª absoluta.

Em masculinos, os atletas benfiquistas lideraram mesmo o segmento de natação, com Gabriel Santos a ser o primeiro a sair da água e com alguma margem para todos os perseguidores, logo seguido do colega de equipa Diogo Tomé. Gabriel Santos e Diogo Tomé integraram o grupo da liderança durante os 20km´s de ciclismo, com três ascensões à zona do hospital de Abrantes, mas Gabriel Santos viria a ter um percalço com a corrente da bicicleta, o que o relegou para o segundo grupo. Diogo Tomé era assim o benfiquista a primeiro iniciar o segmento de corrida, composto por 5km´s complicados pelo muito calor que se fazia sentir na zona ribeirinha de Abrantes.

Diogo Tomé bateu-se muito bem neste último segmento e alcançou a quinta posição absoluta e 1ª entre os juniores, apurando-se assim para o campeonato do mundo universitário que se irá disputar em Maceió – Brasil, nos dias 10 e 11 de Setembro. Gabriel Santos fazia também uma excelente prova, sendo 9º absoluto e 2º entre os juniores tal como Pedro Carvalho, entroncamentense que já este ano se sagrou vice-campeão nacional de júniores, e que foi nesta prova  6º júnior e 18º absoluto, pois perdeu contacto com o grupo de ciclismo na última volta. António Barata fechou a equipa na 3ª posição coletiva, sendo 20º absoluto e 8º no escalão 20-24.

Resultados completos:

Femininos:
Cassilda Carvalho 1ª cadetes \ 5ª geral
Rafaela Cananó Silva 1ª Juniores \ 9ª geral
Luísa Miranda 6º cadetes \ 14ª geral
Leonor Fazendeiro 14ª cadetes \ 41ª geral

Masculinos:
Diogo Tomé 1º júnior \ 5º geral
Gabriel Santos 2º júnior \ 9º geral
Pedro Carvalho 6º júnior \ 18º geral
António Barata 8º 20-24 \ 20º geral
Tiago Margarido 12º cadete \ 37º geral
Afonso Ferreira 13º cadete \ 40º geral
Miguel Neves 21º cadete \ 72º geral
Bernardo Dionísio 16º 20-24 \ 75º geral
Afonso Fazendeiro 22º cadete \ 76º geral

PUB