Foto Sec. Triatlo SLB
PUB

Triatlo de Oeiras 2022 – Rafaela Cananó Silva campeã nacional de juniores, Pedro Carvalho vice-campeão nacional e Gabriel Santos 3º. Cassilda Carvalho venceu a prova de apuramento internacional.

Triatletas juniores do SLB estiveram em destaque no Triatlo de Oeiras, simultaneamente Campeonato Nacional Individual de Triatlo Sprint e Campeonato Nacional de Triatlo Juniores.

PUB

Rafaela Cananó Silva e Beatriz Pinto Jesus foram as representantes no sector feminino, tendo Rafaela Silva seguido no grupo da liderança durante toda a prova, e carimbando o seu primeiro título nacional de juniores no segmento de atletismo, com a 5ª posição absoluta. Beatriz Pinto bem lutou pelo pódio do escalão, terminando, porém, na 4ª posição, mas com o pódio à vista.

No sector masculino, Alexandre Nobre lutava pelo título absoluto, mas num segmento de natação claramente inflacionado relativamente aos 750mts previstos, não conseguiu integrar o grupo da liderança, não deixando porém de lutar mas não sendo já possível mais do que a boa 5ª posição absoluta que alcançou.

Também em recuperação desde a saída da natação esteve António Barata, que realizou uma excelente prova e alcançou a sua melhor classificação de sempre em campeonatos nacionais de elite, com a 8ª posição.

Os atletas juniores do SLB, Gabriel Santos e Diogo Tomé, seguiam com Tomás Felício (Oeiras) na discussão do título nacional atribuído nesta prova, mas seria Pedro Carvalho, vindo do grupo detrás, a ameaçar alcançar o título que sorriu a Felício, e que Pedro Carvalho deixou escapar por apenas 4s. O jovem atleta entroncamentense, ainda no seu primeiro ano no escalão, realizou um excelente segmento de atletismo. Gabriel Santos alcançou a medalha de bronze e Diogo Tomé a 6ª posição.

No Campeonato Nacional de Grupos de Idade, destaque para o 2º lugar de Miguel Neves e Leonor Fazendeiro, bem como o 3º lugar de Afonso Fazendeiro, todos no escalão de 16-17 anos. Ainda neste campeonato, Bernardo Dionísio fez a sua estreia, com uma excelente prova, liderando o segmento de natação e alcançando depois a 6ª posição nos 20-24anos, escalão em que João Menino foi 7º. Afonso Ferreira alcançou também a 6ª posição no escalão 16-17anos.

Oeiras foi ainda palco para a Prova de Apuramento Internacional, em que os atletas do escalão de cadetes disputaram o acesso às próximas provas internacionais do seu escalão. Cassilda Carvalho esteve mais uma vez em destaque, com uma vitória em contrarrelógio a solo desde o tiro de partida, e ganhando assim acesso à sua 2ª internacionalização, desta feita em Tiszjauvarus – Hungria. Luísa Miranda foi 12ª e Tiago Margarido 17º.

PUB