Foto Sec Tratlo SLB
PUB

Triatlo de Oeiras 2023 – Camp. Nacional Individual de Triatlo Sprint, Camp. Nacional de Juniores e Camp. Nac. de Cadetes em que os atletas Entroncamentenses obtiveram várias medalhas.

Cassilda Carvalhoe Catarina Santos entram em grande no Campeonato nacional de cadetes de triatlo

PUB

O amanhecer foi de muitas emoções na Praia da Torre, em Oeiras, com a partida das elites femininas a iniciar o campeonato nacional de Triatlo Sprint.

No campeonato nacional de cadetes, a entroncamentense Cassilda Carvalho liderou desde o tiro de partida a prova feminina, chegando logo à primeira boia completamente isolada e fazendo depois um contrarrelógio no ciclismo e atletismo, controlando completamente a sua primeira prova, e entrando no campeonato nacional de cadetes da melhor forma. Catarina Santos revelava uma boa evolução na natação e saía muito perto do grupo da frente, que não conseguiu, porém, integrar por escassos segundos, defendendo-se depois a solo, e fechando a sua prova com um parcial de atletismo de altíssimo nível, que a trouxe à terceira posição. Um pouco mais atrás chegou Letícia Magalhães na 5ª posição, enquanto Leonor Fazendeiro foi 20ª. Em masculinos os cadetes do Sport Lisboa e Benfica alcançaram as seguintes posições: Afonso Fazendeiro 20º, Duarte Margarido 27º e Afonso Ferreira 28º.

As duas jovens Entroncamentenses deslocam-se já na próxima semana a Ibiza onde irão participar no Campeonato do Mundo de Juniores, juntamente com outros atletas da Escola de Triatlo: Pedro Carvalho, André Neves, Luísa Miranda e Tiago Margarido.

Voltando à prova de Oeiras, os restantes atletas do Sport Lisboa e Benfica disputavam os vários títulos do dia, onde Melanie Santos e Madalena Almeida foram claras protagonistas, ambas no grupo da liderança a 4, e com Madalena Almeida muito ativa nos 20km´s de ciclismo. Iniciado o último segmento de 5km´s de corrida na marginal, Melanie Santos desferiu um ataque e isolou-se no último km, fazendo, porém, um erro no percurso que permitiu a Maria Tomé recuperar a diferença alcançada. Reta da meta com as atletas lado a lado, e a terminarem no mesmo segundo, num sprint com ambas já com as forças para lá do limite, e a vitória a sorrir a Maria Tomé. Madalena Almeida seria 4ª classificada e Maria Gonçalves 7ª, sagrando-se campeã nacional de juniores por larga margem.

Nos masculinos João Pereira, Gabriel Santos e Diogo Tomé foram os três benfiquistas no grupo da liderança, com João Pereira a ser surpreendido por um excelente segmento de corrida final de Tiago Fonseca, que se sagrou campeão nacional, relegando João Pereira para a segunda posição. Gabriel Santos realizou também uma excelente prova e sagrou-se campeão nacional de juniores, terminando na 7ª posição absoluta, com Diogo Tomé a ser 12º e os juniores Pedro Carvalho (5º júnior – 16º absoluto) e José Tadeia (6º junior – 17º absoluto)  a fazerem também uma boa prestação.

No campeonato nacional de cadetes, Cassilda Carvalho liderou desde o tiro de partida a prova feminina, chegando logo à primeira boia completamente isolada e fazendo depois um contrarrelógio no ciclismo e atletismo, controlando completamente a sua primeira prova, e entrando no campeonato nacional de cadetes da melhor forma. Catarina Santos revelava uma boa evolução na natação e saía muito perto do grupo da frente, que não conseguiu, porém, integrar por escassos segundos, defendendo-se depois a solo, e fechando a sua prova com um parcial de atletismo de altíssimo nível, que a trouxe à terceira posição. Um pouco mais atrás chegou Letícia Magalhães na 5ª posição, enquanto Leonor Fazendeiro foi 20ª. Em masculinos os cadetes do Sport Lisboa e Benfica alcançaram as seguintes posições: Afonso Fazendeiro 20º, Duarte Margarido 27º e Afonso Ferreira 28º.

Participaram ainda alguns atletas no campeonato nacional de Grupos de Idade, com Leonor Medronheira a ser 2ª nos juniores, Bernardo Dionísio 11º nos 20-24 anos, João Menino 12º nos 20-24 anos, André Neves 6º nos juniores e Nuno Laurentino 31º nos 45-49 anos.

PUB