Foto Sec Triatlo SLB
PUB

Jovens triatletas entroncamentenses estiveram em muito bom plano na Taça de Portugal de Quarteira, levando as equipas masculina e feminina do Sport Lisboa e Benfica à 1ª e 2ª posição coletiva, respetivamente. Cassilda Carvalho foi no lado feminino a primeira atleta benfiquista a sair do segmento de natação, uma ainda jovem cadete que tem estado em claro destaque nas classificações absolutas nacionais, sagrando-se já este ano campeã nacional de duatlo de cadetes e apurando-se para a Taça da Europa de Quarteira nos juniores, prova a que abdicou para se focar nas provas internacionais do seu escalão. Infelizmente as sensações no segmento de corrida não foram as melhores, após uma queda sofrida duas semanas atrás na Taça de Portugal de Ciclismo, terminando na 8ª posição absoluta e 2ª do seu escalão.

A primeira benfiquista a cortar a meta foi assim a entroncamentense Catarina Santos, ainda mais jovem, mas que também se vem afirmando cada vez mais em termos absolutos, a ser 6ª classificada e a vencer destacadamente o seu escalão de cadetes. Em especial no segmento de atletismo, Catarina Santos revelou um excelente nível, com um parcial ao nível das melhores atletas da Taça da Europa que se realizou no mesmo percurso. Catarina Santos tem estado também a fazer uma excelente época, a primeira entre os absolutos, e em que já se sagrou vice-campeã nacional bem como tem estado em todos os pódios do seu escalão. Luísa Miranda chegava logo de seguida na 10ª posição absoluta e a sagrar-se vencedora do escalão de juniores, ela que este ano também tem sido presença em todos os pódios, em especial de duatlo e provas de cross. Em femininos participaram ainda Leonor Medronheira (9ª Júnior) e Leonor Fazendeiro (16ª Cadete).

PUB

Em masculinos a equipa benfiquista procurava uma primeira vitória coletiva que tardava em acontecer em 2023, e que vieram a alcançar também com boas posições individuais. O entroncamentense Pedro Carvalho, já este ano vice-campeão nacional de duatlo de juniores, apresentou-se em muito bom nível, saindo da água no grupo perseguidor à frente da prova, mas infelizmente acabou por perder o grupo, caindo, porém, para o grupo detrás, onde contou com a preciosa ajuda de Miguel Arraiolos e António Barata. Pedro Carvalho terminou depois com um excelente parcial de atletismo, alcançando a prata no escalão de juniores e na 10ª posição absoluta. Quanto aos restantes benfiquistas, Diogo Tomé e José Tadeia foram os primeiros atletas a sair do segmento de natação, infelizmente com José Tadeia a perder o grupo da liderança durante o ciclismo. Diogo Tomé manteve-se sempre muito ativo com o seu forte segmento de bicicleta, e fez também uns últimos 5km´s de muito bom nível, terminando na 6ª posição absoluta e 3ª do seu escalão. Logo atrás de si chegava Miguel Arraiolos (7º geral e 1º 35-39 anos) e José Tadeia fechou a equipa com a 15ª posição da geral e 4º nos juniores, enquanto participaram ainda António Barata (23º), Afonso Fazendeiro (67º) e Afonso Ferreira (76º).

Estes 4 jovens entroncamentenses irão disputar já no final do mês de abril o Campeonato do Mundo em Ibiza.

Já na Taça da Europa, João Pereira obteve a medalha de bronze entre as elites, ele que participou pela primeira vez nesta prova em 2009, terminando na 7ª posição, com o tempo de 1h49m16s. Provas não são provas, mas 14 anos depois, e claramente focado num excelente resultado em Paris 2024, João Pereira alcança mais uma medalha para o seu enorme palmarés, e terminando com o tempo de 1h46m41s, num percurso que sofreu muito poucas alterações desde essa data.

 

O vencedor foi o norueguês Vetle Bergsvik Thorn, com a segunda posição para o suiço Fabian Meeusen.

Nas elites femininas uma excelente prestação também para Melanie Santos (6ª) e Madalena Almeida (17ª), ambas com excelentes indicadores. Melanie Santos esteve sempre no grupo de liderança e fechou a prova com um bom parcial de atletismo, que consagrou Cassandre Beaugrand como vencedora. Madalena Almeida saiu da água numa boa posição e procurou fazer uso do seu forte ciclismo para juntar no grupo da frente, mas a falta de colaboração no grupo não permitiu que assim acontecesse.

Nos juniores o Sport Lisboa e Benfica teve duas baixas de peso, com Gabriel Santos forçado a abandonar por motivo de queda que o deixou com mazelas e não lhe permitir correr, bem como Rafaela Cananó Silva ainda com pontos da queda no campeonato da europa de duatlo da semana anterior.

Foram assim Maria Gonçalves (18ª) a ser a melhor portuguesa em prova e a muito jovem Letícia Magalhães a fazer a sua primeira internacionalização com a 37ª posição

PUB