Decorreu esta segunda-feira, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, a cerimónia de entrega de Bandeiras Verdes no âmbito do projeto Eco Escolas, programa internacional do “Foudation for Environmental Education” desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.
Este galardão, que reconhece o trabalho realizado pelas escolas do concelho no ano letivo 2020/2021 no âmbito da educação ambiental, foi atribuído a: Centro de Bem Estar Social da Zona Alta, Escola Profissional de Torres Novas, Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso, Centro Escolar de Olaia e Paço, Centro Escolar Visconde de São Gião, Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves, Escola Básica Manuel de Figueiredo e Escola Secundária Maria Lamas.
Para além das Bandeiras Verdes, o Centro de Bem Estar Social da Zona Alta recebeu o prémio do projeto “As aves que nos rodeiam” e o Centro Escolar de Olaia e Paço o prémio do projeto “Alimentação saudável e sustentável”.
A cerimónia terminou com o hastear da Bandeira Verde ECOXXI, galardão que o Município de Torres Novas recebeu pelo reconhecimento de boas práticas de educação no sentido da sustentabilidade e da qualidade ambiental.
O ECOXXI é um programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa desde 2005, composto por 22 indicadores de sustentabilidade local, pretendendo avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave, nomeadamente: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.















