Na reunião camarária de 26 de fevereiro, foram aprovados os relatórios da comissão de análise das candidaturas, ao abrigo do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo, para apoio a obras nas áreas da cultura e do desporto, referentes ao ano de 2024, num total de 120 000 euros, distribuídos pelas seguintes coletividades: ZIGURATE – Associação Cultural e Recreativa de Adofreire – 4 237,07 euros, Fábrica da Igreja Paroquial de Alcorochel – 6 655,58 euros, Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Alcorochel – 2 696,10 euros, Casa Recreativa e Cultural de Fungalvaz – 82 624,17 euros, Centro Recreativo e Cultural de Moreiras Grandes – 6 100,94 euros, ACRA – Associação Cultural e Recreativa de Alcorriol 1 272,18 euros, Sociedade Musical União e Trabalho – Lapas – 3 156,44 euros, Clube Desportivo e Cultural Caveirense – 5 286,70 euros e Clube de Campismo Torrejano -7 970,82 euros.
Foi também aprovado para comparticipação nas despesas com deslocações de associações um apoio de 2500 euros, a atribuir ao Choral Phydelius para participação no Festival de Coros de Barcelona, entre 7 e 13 de julho próximo.
Adjudicação da empreitada «Parque Desportivo e de Lazer de Parceiros de Igreja»
O executivo municipal também aprovou a minuta de contrato e adjudicação da empreitada «Parque Desportivo e de Lazer de Parceiros de Igreja» à empresa VEDAP – Espaços Verdes, Silvicultura e Vedações, S.A., pelo valor de 283 592,50 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, com um prazo de execução de 180 dias.
Com esta intervenção pretende-se a criação de um parque verde, contíguo ao recinto de festas de Parceiros de Igreja, que sirva a população, com valências desportivas, de lazer ativo e contemplativo. Atualmente o local é caraterizado por um espaço sem ocupação definida, com revestimento de prado espontâneo, algumas árvores e um campo de futebol informal e sem marcações.
O espaço será dotado com equipamentos que permitam aos utilizadores usufruir de um local de estadia e lazer ativo, com a definição de um caminho que percorre todo o espaço, ligando a zona norte, passando pelo parque de merendas, pelo circuito de manutenção até ao campo de futebol a sul.
A norte, junto ao parque de merendas (com mesas e bancos de piquenique e papeleiras na cor castanho claro), será colocada uma vedação em plástico reciclado de modo a tornar o espaço mais seguro, devido à proximidade da estrada. Os elementos de água existentes serão reabilitados e pintados e mantidas as árvores existentes, estando propostas novas espécies autóctones e de baixa manutenção.
A sul ficará localizado o campo de futebol de 7, em relva sintética, vedação de 4 m e um caminho circundante em betão poroso. O circuito de manutenção em madeira será constituído por elementos como elevações, gincanas, flexões, abdominais, equilíbrio, entre outros, para além de bancos, papeleiras e um bebedouro.
















