Foto CM Tomar
PUB

A Câmara Municipal e Tomar anunciou na manhã desta quarta-feira em conferência de imprensa e no seguimento da reunião da Comissão Municipal da Proteção Civil, a suspensão de eventos em espaços municipais entre 12 de março e 5 de abril, que poderão, contudo, ser alteradas com o evoluir da situação.

Assim, as piscinas municipais e todas as suas valências são encerradas a partir de dia 12 de março. Manter-se-ão em agenda as competições federadas, nomeadamente no Estádio e Pavilhão Municipal Cidade de Tomar, sendo que as mesmas decorrerão à porta fechada. Já o Campeonato Distrital de Ginástica Acrobática, previsto para este domingo ficará suspenso.

PUB

Todos os eventos, sejam eles promovidos pela Câmara Municipal de Tomar ou por outras entidades, a realizar em espaços municipais de âmbito cultural como o Cine-Teatro Paraíso, Complexo Cultural da Levada ou o auditório da Biblioteca Municipal, estão suspensos de dia 12 de março a 5 de abril. Na biblioteca, encerra ainda o espaço internet.

Apesar de decorrerem depois deste período, mas por implicarem inscrições de docentes oriundos de todo o país, foram adiados o Seminário Regional de Educação e o Bibliotecando em Tomar, que à partida se realizarão no início do próximo ano letivo.

As atividades da Universidade Sénior de Tomar estão também suspensas, sendo antecipado o seu período de férias, decorrendo o mesmo até dia 12 de abril.

Para agora, a autarquia decidiu manter em funcionamento o mercado diário e semanal, após aconselhamento na referida reunião da Comissão Municipal.

No que diz respeito à comunidade escolar, aguardam-se as informações por parte do Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP) que reunirá esta tarde para discutir medidas de contenção do surto, sendo que mesmo que não sejam canceladas, a autarquia pondera suspender as atividades extracurriculares.

Anabela Freitas refere que toda as orientações e medidas provenientes do Conselho Nacional de Saúde Púbica serão adotadas pelo município, sendo que a autarquia já acionou o plano de contingência interna no início desta semana.

A presidente reforça que todas as medidas a adotar são de prevenção não existindo razões para alarmismo e que apesar da gravidade da doença os cidadãos deverão manter a serenidade.

O número de casos infetados com coronavírus em Portugal aumentou para 41, não existindo registo de casos na região. A informação foi avançada pela DGS.

PUB