Tem um computador a mais que não use com frequência? Pode emprestar ou doar a quem mais precisa!
A Pandemia Covid-19 tem se revelado um árduo desafio em várias áreas, nomeadamente na Educação. Apesar do notório esforço por parte dos professores e encarregados de educação para assegurar o ensino à distância, existem ainda alunos que, por falta de computador ou internet, não conseguem realizar as atividades escolares propostas pelos docentes.
Para ajudar estes alunos com dificuldades em acompanhar esta nova forma de ensino, foi criado o projeto Student Keep, uma iniciativa que procura combater o problema da desigualdade no acesso à Educação, agravado pela suspensão das aulas presenciais devido à pandemia Covid-19.
A principal ação deste projeto consiste na criação de uma plataforma que permita: Quantificar quantos alunos não têm acesso a um computador ou a internet no seu domicílio; Angariar e disponibilizar equipamento informático, que permita colmatar estas necessidades através do apoio de pessoas individuais ou coletivas (padrinhos denominados Keepers).
Tendo conhecimento que vários agrupamentos já iniciaram o seu processo de sinalização e levantamento de necessidades nas suas escolas, o grande desafio passa agora por angariar a maior quantidade possível de equipamento informático, para ajudar o maior número de alunos possível.
O projeto Student Keep promove um sistema de apadrinhamento local, em que quem ajuda e quem precisa de ajuda se encontram na mesma área geográfica. Assim, se o leitor tem um computador ou um hotspot de internet, a mais, que não use com frequência, pode se registar como Keeper e ajudar um aluno da sua localidade.
Todo o processo é feito online através do preenchimento de um rápido formulário no site do projeto http://studentkeep.org/
O projeto Student Keep pertencente ao movimento #tech4COVID19, uma plataforma que, através do trabalho voluntário de profissionais de diversas áreas, procura criar soluções tecnológicas para os múltiplos problemas causados pela pandemia Covid-19.