A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu esta terça‑feira um aviso à população devido ao agravamento das condições meteorológicas em Portugal continental, provocado pela passagem da depressão Kristin. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê, para os próximos dias, períodos de chuva forte, vento intenso, agitação marítima significativa e queda de neve.
Segundo o IPMA, o vento poderá atingir rajadas de 120 km/h nas terras altas e até 140 km/h no litoral a norte do Cabo Mondego e no interior das regiões Norte e Centro. A agitação marítima na costa ocidental poderá gerar ondas de 7 metros, com alturas máximas que podem chegar aos 14 metros. A neve deverá cair acima dos 1600 metros, descendo gradualmente para os 800 metros, com acumulações entre 10 e 20 centímetros nas regiões Norte e Centro.
A Agência Portuguesa do Ambiente alerta ainda para caudais superiores ao normal em vários rios, incluindo Minho, Cávado, Ave, Mondego, Vouga, Lima, Douro, Tâmega, Zêzere e Nabão, com possibilidade de inundações urbanas. Nas bacias do Tejo, Sorraia, Guadiana, Sado e Arade prevê‑se também subida dos caudais.
A Proteção Civil antecipa um cenário mais gravoso a partir da tarde desta terça‑feira e durante a madrugada e manhã de quarta‑feira, com risco de inundações, cheias rápidas, deslizamentos de terras, piso rodoviário escorregadio, acidentes na orla costeira e queda de estruturas devido ao vento forte.
A ANEPC recomenda à população a adoção de medidas preventivas, como garantir a desobstrução de sistemas de escoamento, fixar estruturas soltas, evitar a circulação junto à orla costeira e zonas ribeirinhas vulneráveis, adotar condução defensiva e evitar deslocações em áreas afetadas por neve. A autoridade alerta ainda para o perigo de atravessar zonas inundadas e aconselha a retirada de bens e animais de locais suscetíveis de alagamento.
A população deve manter‑se atenta às previsões meteorológicas e às indicações das autoridades, bem como às recomendações da Direção‑Geral da Saúde relativas ao frio.



















